sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Impressão digital permite tacto apurado

Segundo cientista franceses as impressões digitais dos seres humanos servem para muito mais do que para identificar criminosos. Para além de dar firmeza à mão na hora de agarrar objectos, elas também ajudam a detectar texturas delicadas e pequenos objectos por meio do tacto. A conclusão, obtida por um grupo do Laboratório de Física Estatística da Universidade Paris-6, envolveu experimentos com dois "dedos" artificiais, um com impressões digitais simuladas, outro sem. O que eles viram é que as impressões servem como uma espécie de filtro para os detalhes muito pequenos de uma superfície explorada com o tacto. (Detalhes equivalentes a espessura de um dedo humano). Com isso, as impressões digitais fortalecem a sensação de tacto captada pelo cérebro. A pesquisa está na revista "Science" desta semana.


Cada dia que passa a ciência evolui mais, e coisas novas são descobertas. E tudo devemos ao cientistas e curiosos... a finalidade da impressao digital, posso dizer que ainda bem que a temos senão muita coisa perderia o gosto... não teriamos qualquer prazer no tacto e tudo seria igual e indeferente.

fonte: ciencia e saude

domingo, 25 de janeiro de 2009

Sumo de maçã benfico para combater alzheimer


Um estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos EUA, sugere que o consumo de sumo de maçã pode ajudar a combater o declínio cognitivo e doenças como a Alzheimer.
Os investigadores usaram um conjunto de roedores para efectuar os testes. Os resultados mostraram que o consumo do sumo ajudou os roedores a terem melhor desempenho nos testes de labirinto, revelando um atraso no declínio da habilidade cognitiva com o envelhecimento, informou o UOL.
De acordo com as conclusões do estudo, os roedores que tomaram durante um mês o equivalente (nos humanos) a dois copos de sumo de maçã registaram uma menor produção da proteína amilóide beta, que é responsável pela formação de placas no cérebro, associadas a doenças como a Alzheimer.
Os investigadores apontaram que são necessários mais estudos para confirmar a capacidade preventiva do sumo.



Óptimo, é o que tenho a dizer... Espero que consigam arranjar uma cura para uma doença como esta, pois é injusto perder as memórias que durante toda uma vida construimos e preservarmos...
Fonte: "Diario digital"

Genoma humano


O que é o genoma humano?
É o código genético humano. Em termos genéricos é o conjunto dos genes humanos. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas células. O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas que, que por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação é codificada pelo ADN (ácido desoxirribonucleico) que se organiza numa estrutura de dupla hélice, formada por quatro bases que se unem invariavelmente aos pares - adenina com timina e citosina com guanima.
A ordem particular do alinhamento dos pares ao longo da cadeia corresponde à sua sequenciação. Estas sequências que codificam as proteínas são os genes, que constituem a menor parte do ADN. Para além dos genes, o ADN é constituído na sua maior parte por material genético inactivo(97%), o qual aparentemente não possui qualquer utilidade. Estudos recentes mostram que material não pode ser desprezado. Coloca-se a hipótese do mesmo desempenhar funções de coordenação e de conservação do ADN.


Para que serve ?
A utilidade mais evidente e imediata para o genoma humano é a de permitir conhecer as causas da maioria das doenças. O seu conhecimento poderá permitir diagnosticar e curar muitas delas, assim prever os potenciais riscos das mesmas ocorrem em certas pessoas.


Quais são os riscos?
Os riscos mais imediatos referem-se tanto ao uso científico como à sua aplicação na sociedade. Os primeiros a beneficiar serão os países ricos, e neles os mais ricos. As grandes empresas de engenharia genética e de farmácia não deixarão de explorar este novo filão para acumularem lucros. Mas não só. É provável que as empresas, venham a implantar mecanismos de discriminação dos seus trabalhadores em função do seu material genético. As companhias de seguros a exigirem análises deste tipo, antes de fazerem qualquer seguro.


O que é um gene?
A unidade-base do material genético que forma a hereditariedade. Todo ser humano tem de 50 mil a cem mil genes diferentes no núcleo de cada célula do corpo. Os genes influenciam o funcionamento e o desenvolvimento dos órgãos e determinam a produção de proteínas. Mutações genéticas são responsáveis por uma série de doenças, como cancro, fibrose cística e esquizofrenia.


O que são cromossomas?
Estruturas que carregam os genes. Ao todo, são 23 pares, sendo que um deles está ligado ao sexo (a mulher é XX, o homem é XY). A análise dos cromossomas - chamada cariótipo - permite que sejam detectadas anormalidades. Muitas vezes, essa análise é feita no feto para saber se o bebé poderá nascer com problemas. Geralmente, o procedimento é feito quando a mãe tem mais de 35 anos.




Em 1953 James Watson e Francis Crick descobriram como é feita a molécula de ADN. Possui a forma de uma dupla hélice em espiral, com apenas quatro peças, revelando uma simplicidade
surpreendente.

James Watson:
Geneticista e biofísico norte-americano, James Dewey Watson nasceu a 6 de Abril de 1928, em Chicago. Foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina em 1962, juntamente com o biofísico britânico Maurice Wilkins e com o biofísico britânico Francis Compton Crick, por ter desempenhado um papel extremamente importante na descoberta da estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico (ADN) - substância química responsável pela transmissão das características hereditárias entre gerações.





Francis Compton Crick:
Biofísico britânico, Francis Harry Compton Crick nasceu a 8 de Junho de 1916, em Northamptonshire, e faleceu a 28 de Julho de 2004. Partilhou o Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina, em 1962, com o biofísico britânico Maurice Wilkins e com o geneticista e biofísico norte-americano James Watson, por ter determinado a estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico (ADN) - substância química responsável pela transmissão das características hereditárias entre gerações.


John Craig Venter:
J. Craig Venter, nasceu a 14 de Abril de 1946 em Salt Lake City no Utah, é um biólogo americano e empresário. Venter foi fundamental no mapeamento do genoma humano, liderou a Celere Genomics que em Abril de 2000 anuncoiu ter concluído uma sequência em bruto do genoma de uma pessoa. A 26 de Junho de 2000 o genoma humano é dado pro decifrado no seu essencial pela Celere.

Todos os investigadores referidos acima deram um grande contributo para o conhecimento e descodificação do genoma humano. A ciência é feita de pequenos avanços e é com eles que se vai descobrindo tudo o que foi descoberto até aos dias de hoje. A descoberta do genoma humano é muito importante na nossa sociedade porque permite tratar várias doenças. A ciência é muito poderosa temos de saber como usá-la e quando usada que seja para o bem...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cuidado com o café

Segundo a agência France-Presse, e um estudo britânico pessoas que bebam mais de sete taças de café por dia têm três vezes a probabilidade de ouvir vozes, ver coisas que não existem ou acreditar que estão a sentir a presença de pessoas que já morreram. Isto deve-se ao facto da cafeína aumentar os efeitos fisiológicos do stress, aumentando assim a produção do hormona cortisol, que devido a altas concentrações pode fazer com que as pessoas ouçam vozes que não existem.
Jones, responsável pela pesquisa lembra que as alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental. "Cerca de 3% das pessoas ouvem tais vozes regularmente", afirmou o cientista. Outros produtos que contenham cafeína, como alguns tipos de chá, chocolate e bebidas energéticas, podem causar os mesmos efeitos que o excesso de café.
É melhor começar a dormir as horas necessárias para não ter que passar o dia a tomar café, senão corremos o risco de começar a ter alucinações, e isso não é nada bom. Acabaram-se as directas para estudar para os testes… o melhor é só tomar café quando necessário e não abusar… os chocolates, que tristeza, coisa tão boa… mas por experiência própria devo dizer que eu costumo ficar muito alegre quando como muito chocolate…mas não consigo deixar, é bom demais…
Mas apenas peço aos cientistas que se decidam se o café faz bem ou mal a saúde dos habitantes do planeta Terra, porque assim nem sabemos o que fazer…
O melhor é mesmo fazer a vida como sempre a fizemos, porque até agora ninguém morreu, e ter umas alucinações de vez em quanto não deve fazer mal nenhum, sempre podemos viver por momentos noutro mundo um pouco melhor…

sábado, 10 de janeiro de 2009

A importância de jogar Tetris


Na passada Sexta-feira, dia 9 de Janeiro, ás 11:02 foi publicado uma notícia no "Diario Digital", em que relatava a importância de jogar tetris para quem sofre de stress pós-traumático.

«Jogar Tetris ajuda a combater os sintomas de stress pós-traumático», concluiu uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade britânica de Oxford, informou o Daily Mail.
«O jogo é um desafio de resolução mental de informação sensorial», clarificou a investigadora Emily Holmes. «As memórias sensoriais são as mais prejudicadas no período de stress pós-traumático, e o Tetris ajuda e reduzir esse período», explicou.

Os investigadores crêem que o estudo possibilitará elaborar novas formas de tratar as vítimas de situações que geram trauma, como o caso de pessoas que estiveram em ambiente de guerra. Os participantes no estudo realizaram um visionamento de filmes com cenas reais de violência e morte. De seguida, jogaram Tetris durante dez minutos, o que fez com que os jogadores registassem um número reduzido de flashbacks, segundo os psicólogos.

Será esta a solução para o stress pós-guerra? Seja qual for, que arranjem uma solução rapidamente...pois é triste ver aqueles que fizeram tudo para defender a sua pátria, ficarem abandonados a sofrer...