sábado, 7 de março de 2009

Olho artificial devolve parte da visão a cego britânico

Um septuagenário invisual há 30 anos recuperou parte da visão, na sequência de uma cirurgia experimental em que recebeu um olho biónico.
Ron cego devido a uma doença hereditária denominada retinose pigmentosa, disse conseguir ver «flashes de luz», após ter sido submetido, há 11 meses, a uma operação no Moorfields Eye Hospital, em Londres.«Posso ver a diferença entre as meias brancas, cinzentas e pretas. E a minha ambição agora é sair numa noite de céu limpo e ver a lua», disse o paciente em entrevista à BBC.«Estamos muito satisfeitos com os progressos atingidos até agora», disse o cirurgião Lyndon da Cruz, que realizou a operação em dois doentes. «Os implantes estão a funcionar bem até agora, mas como ainda temos dois anos de testes pela frente, ainda é muito cedo para determinar o sucesso da nova tecnologia», explicou. O olho biónico, conhecido por Agnus 2, foi desenvolvido pela empresa americana Second Sight, e usa uma câmara, acoplada a um par de óculos, que envia imagens a 60 eléctrodos implantados na retina do paciente. Por enquanto, o Agnus 2, só funciona para quem tem o nervo óptico intacto. O aparelho – que a empresa fabricante acredita que, em 50 anos, permitirá aos pacientes ler e reconhecer rostos – deverá ser comercializado quando a fase final dos testes estiver concluída. O custo deverá rondar os 30 mil dólares (cerca de 23,8 mil euros).

O olho biónico é uma nova esperança para os invisuais, que só é possível devido aos desenvolvimentos tecnológicos. A tecnologia permitiu melhorar a qualidade de vida da sociedade, embora muitas das soluções que se encontram não sejam acessíveis a todas as pessoas por terem um custo elevado. Espero que o preço baixe para as pessoas que não têm possibilidades poderem usufruir desta nova tecnologia...

Fonte: Sapo saúde

Sem comentários: