sábado, 8 de novembro de 2008

Actividades cerebrais a partir de células-tronco



De acordo com cientistas do Instituto Riken, no Japão, tecidos cerebrais funcionais foram criados a partir de células-tronco.Segundo o estudo, divulgado nesta quinta-feira, as células retiradas de embriões foram utilizadas para formar tecidos do córtex cerebral, principal área de controle do cérebro. Assim, os tecidos se auto-organizaram e foram capazes de conduzir actividades nervosas, como a transmissão de estímulos e impulsos eléctricos. Além disso, os cientistas afirmam que os tecidos podem ser induzidos selectivamente para desempenhar outras actividades do córtex, como o controle da memória, as sensações visuais, entre outras. As pesquisas anteriores do instituto mostravam que as células-tronco se diferenciavam dentro de outras células, mas até agora não se organizavam como tecidos funcionais. "Nas terapias de regeneração, apenas um limitado número de doenças podem ser curadas com um simples transplante de células. Transplantar tecidos pode aumentar a esperança", concluiu o instituto japonês em comunicado.
Os tecidos podem servir como um "mini-órgão" para estudar a causa de doenças como Alzheimer e desenvolver vacinas contra elas. O uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas, porém, tem causado polémica. Muitos não aceitam a prática e a discussão é constante. No entanto, os cientistas do instituto Riken dizem que os tecidos do córtex podem também ser obtidos por meio de uma indução artificial para que células adultas, como as da pele, possam se comportar como células-tronco, para dar continuidade à pesquisa.



Continua um mistério a vida cerebral, as suas células e o seu funcionamento... Mas com o desenvolvimento da ciência e dos seus métodos este mistério tem-se tornado um mito, porque as descobertas vão sendo uma realidade com sucesso.

Sem comentários: