sábado, 6 de dezembro de 2008

Gordura abdominal: qual a origem do problema?



A gordura é essencial à saúde humana. Ela fornece energia e participa de reações químicas que dão origem aos hormônios. Entretanto, em excesso e dependendo de sua localização, ela pode ser perigosa. A gordura visceral ou abdominal, que se acumula no abdome e envolve vísceras como pâncreas, intestinos e fígado, é a mais danosa ao corpo humano - e o famoso "pneuzinho" é apenas o início do problema. "Esse tipo de gordura é menos suscetível à proliferação e diferenciação do que a gordura subcutânea e a periférica", explica Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abra). Segundo ele, o acúmulo deste tipo de adiposidade é caracterizado pela interação entre a parte genética e o meio ambiente. "Algumas pessoas, principalmente os homens, possuem uma expressão genética mais desenvolvida para o acúmulo da gordura visceral, devido à maior presença de receptores e à menor capacidade de estocagem de ácidos graxos livres, não estereficados", esclarece o médico nutrólogo. Como conseqüência, esses ácidos são liberados em maior quantidade para a circulação, o que favorece a resistência insulínica. Complicações Essa resistência biológica do hormônio insulina quanto à sua ação metabólica pode desencadear doenças como dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2, hepatite não alcoólica, estresse oxidativo, estado pró-trombótico e aterosclerose. "A gordura abdominal promove um desequilíbrio entre as adipocinas pró-inflamatórias e antiinflamatórias, levando à disfunção endotelial, evento inicial e essencial na patogênese da aterosclerose", alerta presidente da Abram. Diversos estudos científicos demonstram que existe uma relação entre o excesso de tecido adiposo, principalmente adiposidade visceral, e o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, incluindo a adiposidade abdominal. Portanto, vários tipos de neoplasias podem ser desencadeadas pela obesidade. Prevenção Durval Ribas Filho lembra que cada organismo reage de maneira diferente a esse acúmulo de gordura abdominal. Há pessoas que vivem décadas sem problemas, enquanto outras podem ter infarto ou derrame. Portanto, para cada portador de adiposidade abdominal, é prescrita uma dieta específica. Mas não há dúvidas científicas a respeito dos efeitos deletérios da adiposidade visceral para o organismo humano. "Uma dieta com restrição calórica e proporcionalidade dos macronutrientes preconizada pela pirâmide alimentar quase sempre é recomendada", completa o Durval. Ele acrescenta que, por outro lado, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura saturada, açúcares refinados, alto teor de colesterol e sódio devem ser evitados pelas pessoas que têm tendência ao desenvolvimento da gordura abdominal.

domingo, 30 de novembro de 2008

Metadona permite fugir às drogas duras



Mais de 17 mil portugueses tomam diariamente a sua dose de metadona para fugir das drogas duras. "A metadona foi um salto qualitativo ao nível da oferta de modalidades terapêuticas à população toxicodependente", disse João Goulão em entrevista à agência Lusa.




O Programa de Substituição com Metadona permitiu incluir no sistema de tratamento pessoas que tentam sair das drogas por várias vezes, mas que acabam por continuar a consumir drogas, devido ao vício que possuem ter um grande poder sobre elas.




Há dez anos, quando se iniciou o tratamento no Centro de Atendimento a Toxicodependentes (CAT) da Boavista, Porto, eram apenas cerca de mil os utentes. Segundo o presidente do IDT, "um bom número" de internamentos actuais em unidades de desabituação é constituído por pessoas que vão ser internadas para se desabituarem da metadona e ficarem então "libertos em definitivo da dependência de opiáceos". Isto deve-se ao facto do doente que toma metadona se manter dependente de um opiáceo: "Não da droga de rua, mas de um medicamento". "Há como que uma transferência dessa dependência da droga para o medicamento metadona, mas felizmente há muitas situações em que as pessoas atingem um determinado grau de equilíbrio e estão disponíveis para romper também com essa dependência", justificou João Goulão.




Fazendo o balanço de mais de uma década da entrada em funcionamento do programa, João Goulão afirmou que a "taxa de sucesso medida na abstinência de uso de drogas ilegais e na capacidade das pessoas se reintegrarem do ponto de vista social, familiar e laboral é altíssima, a rondar os 80 por cento".




Sobre o indicador que muitos pretendem que seja utilizado - a paragem da utilização da metadona -, o responsável diz que não é o principal indicador de sucesso. "O grande indicador é de facto a capacidade das pessoas terem uma maior esperança e qualidade de vida e isso obtém-se inquestionavelmente com o uso desta substância", sublinhou.




Nas palavras de João Goulão, a metadona não representa custos elevados para o Estado: "Se calhar, um toxicodependente utilizador de heroína consome num dia aquilo que gasta do erário público de metadona durante um ano".




"Os custos directos da substância são completamente desprezíveis se compararmos o custo para a economia nacional que constituiria a manutenção destas 17.100 pessoas a consumirem diariamente substância ilícitas", sustentou.




O programa foi alargado em 1998 à Associação Nacional de Farmácias (ANF) e à Ordem dos Farmacêuticos, o que permitiu encontrar "respostas de proximidade" para aliviar a necessidade das pessoas se deslocarem todos os dias ao centro de tratamento para fazer a sua toma.




"As pessoas sujeitas a este tipo de terapêutica têm de fazer uma toma diária e aquilo que pretendemos é que isso interfira o menos possível na sua vida, na sua disponibilidade para a reinserção social", explicou. As farmácias surgiram como opção e é hoje possível os doentes com este tipo de terapêutica fazerem a sua toma diária na zona de residência ou do local de trabalho.





Uma grande descoberta para as pessoas que se deixam envolver numa curta metragem. É uma mão estendida nesta nossa sociedade! Graças a esta mão, muita gente irá poder levantar-se do chão com uma ajuda, de modo a voltarem a construir uma vida paralela ao mundo dos seus sonhos, que é apenas voltar a ter uma vida normal, decente, feliz, sem vícios.
A iniciativa destas pessoas a tentarem se recuperar, é um passo enorme para um caminho longo e duro, mas recompensador!

domingo, 23 de novembro de 2008

Fumo do cigarro pode mudar forma do coração

O fumo do cigarro pode causar transformações no formato do coração, segundo um estudo realizado nos EUA com cobaias e divulgado pela edição on-line da BBC. Na pesquisa, os cientistas da Universidade de Illinois usaram dois grupos de ratos, colocando um deles num ambiente com fumo de cigarro e o outro num ambiente com ar limpo.
Após cinco semanas, os roedores foram submetidos a ecocardiogramas, e os investigadores descobriram que os que tinham sido expostos ao fumo do cigarro tinham sofrido mudanças significativas no formato do ventrículo esquerdo.
Amostras do tecido cardíaco das cobaias foram analisadas e confirmaram um aumento nos níveis da forma activada de uma enzima associada ao crescimento e à sobrevivência das células no coração.
De acordo com Mariann Piano, que liderou o estudo, a activação dessa enzima pode ser essencial no surgimento de cardiopatias associadas ao hábito de fumar.
Na urina dos animais que inalaram o fumo, também foi verificado o aumento da presença de uma hormona, a neuroepinefrina, que é libertada pelo organismo em situações de stress e causa uma série de alterações fisiológicas.
Mariann Piano diz acreditar que males do coração provavelmente surgem como resultado da interacção das substâncias presentes no cigarro.«O fumo do cigarro contém mais de quatro mil substâncias químicas diferentes, uma das quais é a nicotina», disse. «Entretanto, o efeito da nicotina no desencadeamento e evolução de eventos cardiovasculares induzidos pelo fumo do cigarro continua a ser um tema polémico».
O estudo foi divulgado na edição de Novembro da publicação científica "European Journal of Heart Failure".

Esta notícia vem reforçar o que já se sabe acerca do tabaco por isso vamos lutar contra este vício que tem tirado vidas a muitas pessoas e que só prejudica a nossa saúde. Por esta razão e por todas as que já conhecemos tentar arranjar soluções para combater este vício é o melhor que temos a fazer.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Porque o céu é azul?

Como sabemos, o Sol é uma fonte de luz extremamente brilhante. Esta luz que emite, parte dela irá incidir na Lua. A Lua, por sua vez, como é um satélite natural, apenas reflecte parte dessa luminosidade que recebe do Sol. Para além disto, os átomos de nitrogénio e oxigénio na atmosfera exercem um efeito sobre a luz solar que passa por eles.
Existe um fenómeno físico chamado espalhamento Rayleigh, que faz com que a luz se espalhe ao passar através de partículas com diâmetro igual a um décimo do comprimento de onda da luz. A luz solar é composta por todas as cores, mas devido aos elementos presentes na nossa atmosfera, a cor azul é espalhada de maneira muito mais eficiente do que as outras. Por esta razão é que nós podemos ver o Sol como um disco brilhante quando olhamos para o céu num dia claro. O azul que vemos no resto do céu são todos os átomos da atmosfera espalhando a luz azul na sua direcção.




Incrível como tudo o que nos rodeia tem sempre uma razão de ser. Não é simples nem complexo este fenómeno, como tantos outros, apenas é complexo de uma maneira simples e natural!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Novo sistema permite tratar Alzheimer através da pele

Um sistema transdérmico permite agora ao doente que sofre de Alzheimer receber diariamente a medicação através da pele, transformando a forma como se lida com a doença. Tendo em conta que uma das grandes dificuldades de quem cuida de um doente de Alzheimer é garantir que a medicação seja tomada correctamente, este novo método pode vir a ser revolucionário. Trata-se do primeiro e único sistema transdérmico (em linguagem comum, um "adesivo") para o tratamento da doença de Alzheimer. Colocado uma vez por dia nas costas, tórax ou parte superior do braço, permite ao cuidador certificar-se que o doente está a receber a medicação. O sistema transdérmico pode ser usado enquanto o doente pratica as suas actividades normais, nomeadamente quando toma banho, pratica exercício físico, até mesmo natação. Este novo método permite manter o doente com uma dose óptima de medicação, uma vez que a substância activa é libertada gradualmente no organismo.
As náuseas e vómitos, efeitos adversos comuns nas várias medicações administradas por via oral, fazem com que os doentes as rejeitem. Ao permitir uma libertação gradual da substância activa directamente na corrente sanguínea, este sistema transdérmico minimiza os efeitos secundários. A substância activa presente no sistema transdérmico – a rivastigmina – já existia antes, sendo uma das mais usadas para o tratamento da doença de Alzheimer.



A doença foi identificada pela primeira vez a 4 de Novembro de 1906, mas 102 anos depois ainda não tem cura. Trata-se de uma doença degenerativa das células cerebrais, os neurónios, de carácter progressivo e de causa desconhecida para a qual não existe cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico melhor para o doente e seus familiares. A DA é a principal causa de demência e caracteriza-se pela progressiva perda de memória e das funções cognitivas.


A doença de Alzheimer afecta muitas pessoas em todo o mundo, em Portugal há muitos idosos que sofrem desta doença e nós temos o dever de ajudar essas pessoas no que estiver ao nosso alcance porque nao deve haver nada mais frustrante do que não nos lembrarmos de partes da nossa vida. Esta doença é uma doença difícil não só para quem a tem como também para os familiares que lidam de perto com ela. Por isso, se todos contribuirmos para dar o nosso apoio e a nossa solidariedade, não curamos a doença mas ajudamos uma pessoa a passar os seus dias de uma forma mais agradável.

sábado, 8 de novembro de 2008

Actividades cerebrais a partir de células-tronco



De acordo com cientistas do Instituto Riken, no Japão, tecidos cerebrais funcionais foram criados a partir de células-tronco.Segundo o estudo, divulgado nesta quinta-feira, as células retiradas de embriões foram utilizadas para formar tecidos do córtex cerebral, principal área de controle do cérebro. Assim, os tecidos se auto-organizaram e foram capazes de conduzir actividades nervosas, como a transmissão de estímulos e impulsos eléctricos. Além disso, os cientistas afirmam que os tecidos podem ser induzidos selectivamente para desempenhar outras actividades do córtex, como o controle da memória, as sensações visuais, entre outras. As pesquisas anteriores do instituto mostravam que as células-tronco se diferenciavam dentro de outras células, mas até agora não se organizavam como tecidos funcionais. "Nas terapias de regeneração, apenas um limitado número de doenças podem ser curadas com um simples transplante de células. Transplantar tecidos pode aumentar a esperança", concluiu o instituto japonês em comunicado.
Os tecidos podem servir como um "mini-órgão" para estudar a causa de doenças como Alzheimer e desenvolver vacinas contra elas. O uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas, porém, tem causado polémica. Muitos não aceitam a prática e a discussão é constante. No entanto, os cientistas do instituto Riken dizem que os tecidos do córtex podem também ser obtidos por meio de uma indução artificial para que células adultas, como as da pele, possam se comportar como células-tronco, para dar continuidade à pesquisa.



Continua um mistério a vida cerebral, as suas células e o seu funcionamento... Mas com o desenvolvimento da ciência e dos seus métodos este mistério tem-se tornado um mito, porque as descobertas vão sendo uma realidade com sucesso.

UE proíbe testes científicos em grandes primatas




No passado dia 6 de Novembro segundo fonte do "Estadão online" a autoridade europeia de Meio Ambiente proibiu testes de laboratório com os parentes mais próximos do homem - chimpanzés, gorilas, bonobos e orangotangos - num combate aos testes em animais pela indústria farmacêutica e outros laboratórios. Mas segundo alguns cientistas já à seis anos que não se realizam experiências com estes animais. "O projecto de legislação inclui a proibição de testes com esses primatas, mas nenhum deles é usado para pesquisas no momento, isso é considerado por muitos defensores da causa um gesto simbólico", disse o representante Hadwen Trust, da Humane Research. Cerca de 12 milhões de vertebrados são usados a cada ano em experiências nos 27 países do bloco - metade para o desenvolvimento de medicamentos, um terço para estudos biológicos e o resto para testes cosméticos, toxicológicos e diagnósticos de doenças. Cerca de 80% deles são roedores. Os primatas contam cerca de 12 mil animais. Caso seja aprovado os grandes primatas só poderiam ser usados em experimentos se a sobrevivência da própria espécie estivesse em jogo, ou no caso de uma situação inesperada e ameaçadora para a espécie humana.


Dizem que é anti-ético usar o ser humano para experiências humanas, mas usar animais inofensivos, já não é?! Serão os animais diferentes de nós só porque dizem que não são racionais? Devo dizer que estes pobres animais conseguem ser muito mais humanos e racionais do que alguns que se dizem tal. Não me parece justo que sejam torturados, sim torturados porque é isso que fazem quando servem de cobaias. Devem arranjar outros métodos... Porque não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem a nós. A vida é um direito humano mas também é um direito dos animais, por essa razão devemos ter mais cuidado e preservar as espécies e conservá-los nos seus habitats

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Plano de Risco Sísmico de Lisboa em fase de conclusão


O Plano de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de
Lisboa está na fase final de elaboração.
Esta é uma informação que foi dada pela Renascença.
O projecto foi relançado há um ano, aproveitando cerca
de 70% do trabalho realizado desde 1998. Se tudo
correr como programado, poderá ir a Conselho de Ministros
até ao final do ano e ser aplicado a partir do
primeiro trimestre de 2009.
Neste momento, trabalham-se as últimas propostas das
cerca de 70 entidades directa ou indirectamente ligadas
à emergência e protecção civil, constituídas parceiras
da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Entre
estas, estão a Segurança Social, as empresas de telecomunicações,
a Rede Eléctrica e o Instituto da Água,
as Forças Armadas e as de Segurança e organismos de
Saúde e medicina legal.
O documento, contudo, só será fechado depois do
grande exercício marcado para os dias 21, 22 e 23 de
Novembro, envolvendo praticamente todas estas entidades
e as 26 autarquias dos três distritos abrangidos:
Lisboa, Setúbal e Santarém.
Porquê construir uma cidade onde o risco de ser destruída é tão elevado? Porquê construir em locais que não deveriam ser construídos? Será que o homem não vê o mal que faz ao seu habitat, a sua sobrivivência? É preciso ter cuidado no que diz respeito a construções em locais de risco porque as consequências podem ser muito graves, por isso, devemos reflectir sobre este assunto e construirmos as infra-estruturas em locais seguros onde não haja risco de maremotos, derrocadas entre outros que tiram a vida a muitas pessoas.

sábado, 25 de outubro de 2008

Gene ligado ás reacções alérgicas

Uma equipa de investigadores alemães descobriu um gene que pode ser responsável por reacções alérgicas, por exemplo a febre dos fenos e a asma. O gene que tem como nome FCERIA-Gen contêm instruções para produzir hemoglobina. A hemoglobina é uma classe de anticorpos que apenas se encontra nos mamíferos e desempenha infelizmente um papel fundamental no desenvolvimento de alergias. Este estudo foi eleborado a mais de dez mil alemães para conseguir chegar a esta descoberta, estudando-se o genoma de cada alemão. Conseguiram chegar à conclusão que uma modificação do gene poderá diminuir no organismo o número de anticorpos de hemoglobina e assim reduzir ou controlar as reacções alergicas

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cuidado com os mp3



A Comissão Europeia alerta que ouvir a um volume elevado nos leitores de música pessoais, durante longos periodos de tempo pode provocar "lesões auditivas permanentes", como exemplo a perda de audição, informa a agência Lusa. Um parecer emitido pelo "Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados" mostra que 5 a 10 por cento dos utilizadores de aparelhos chamados MP3 poderão perder a audição se o fizerem durante mais de uma hora por dia, todas as semanas, com o volume elevado, durante pelo menos 5 anos.
«As descobertas científicas indicam um risco claro e temos de reagir rapidamente. Mais importante ainda, precisamos de sensibilizar os consumidores e tornar esta informação do domínio público», sublinhou a Comissária Europeia responsável pela Defesa do Consumidor, Meglena Kuneva.
O executivo comunitário aconselha os utilizadores de leitores de música pessoais a tomar, desde já, «certas precauções muito práticas», como verificar se é possível fixar no seu aparelho um limite máximo para o volume, a fim de manter o volume mais baixo, ou baixar manualmente o volume, devendo ter o cuidado de não utilizar o leitor de música pessoal durante períodos prolongados.


Aqui fica um conselho: para todos os jovens em particular que gostam de que toda a gente à sua volta oiça o que o seu mp3 "toca", tenham cuidado pois se a intenção é parecer "fixe", não vão parecer muito "fixes" quando tiverem que andar com aparelho auditivo para conseguir ouvir uma simples conversa de amigos. Por isso tenham cuidado com o volume a que ouvem música, e pensem no futuro dos vossos ouvidos.

Espermatozóides de obesos têm menor qualidade




Um estudo realizado por pesquisadores escoceses leva a afirmar que homens obesos têm menor qualidade de espermatozóides. A fraca qualidade deve-se a uma maior concentração de gordura em volta dos testículos que faz aquecer os espermatozóides. Além disso, uma dieta alimentar inadequada e um estilo de vida sedentário pode afectar a qualidade da célula reprodutiva masculina.


O estudo foi feito a 2 mil homens. Os voluntários foram divididos conforme o seu Índice de Massa Corporal. Os especialistas observaram que os que tinham um IMC saudável tinham maior quantidade de espermatozóides. Os especialistas não observaram diferenças significativas entre os quatro grupos no que se refere a concentração e actividade dos espermatozóides.

Assim sendo, recomendamos aos homens de todas as idades, que tenham uma alimentação saudável e equilibrada, pois para além dos problemas relacionados com a fertilidade há também outros problemas de saúde causados pelo excesso de peso e pela falta de exercício físico.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Biodiesel


O biodiesel é uma energia renovável, ou seja, não se esgota, e biodegradável, ou seja, após ser utilizada é decomposta pelos microorganismos que se encontram no meio ambiente, não sendo tóxica.
O biodiesel é facilmente obtido através da reacção química de óleos ou de gorduras de origem animal ou vegetal, como por exemplo, girassol, soja e palma. Pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Esta última, é a mais utilizada, consiste numa reacção química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador.


Este combustível veio combater o óleo diesel de petróleo em veículos a diesel, como camiões, tractores, camionetas, automóveis, etc, ou estacionários, como geradores de electricidade, calor, etc. Pode ser usado puro ou misturado em diversas proporções com gasóleo, isto porque é um produto miscível. A energia do biodiesel em relação ao gasóleo é aproximadamente 5% inferior, é menos poluidor, não liberta para atmosfera tanto monóxido de carbono; partículas; hidrocarbonetos; dióxido de carbono; óxidos de enxofre.

Dia após dia, o preço da gasolina tem aumentado, isto porque o consumo de derivados de petróleo tem aumentado. Este alto consumismo, tem provocado um desaparecimento de reservas de petróleo, uma vez que o petróleo é uma energia não renovável.



O biodiesel está de mãos dadas com a Natureza e é facilmente obtido. O que mais podemos pedir? Temos que pensar de olhos postos no futuro, e começar a utilizar o biodiesel.

Já agora, podemos e devemos também direccionar os nossos olhos para as energias renováveis como o girassol se direcciona consoante a posição do Sol.




















Para quem quiser saber como se obtém este bio combustível, este vídeo irá explicar:

http://www.youtube.com/watch?v=FMuplvNfA_w&feature=related

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SIDA

O Síndrome da Imunodeficiência Adquirida mais conhecido por SIDA é provocado pelo Vírus da Imunodeficiência (VIH ou HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho durante a gravidez, no parto e na fase da amamentação.






O VIH é um vírus bastante poderoso, que ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensora (glóbulos brancos) do organismo e deixando a pessoa infectada mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona de forma normal.
Convém referir que o VIH não actua da mesma forma nas pessoas infectadas. É por este facto que é difícil controlar e fazer regredir o vírus.

De uma forma muito simples:

Para uma pessoa ficar infectada com SIDA, o vírus (VIH) que a provoca deve penetrar no sistema sanguíneo, pois resiste muito pouco fora do corpo, vivendo só dentro de células, sobretudo em alguns glóbulos brancos. Nas pessoas infectadas pela SIDA o vírus encontra-se no sangue, no sémen, nas secreções vaginais, e no leite materno, por isso o contágio pode-se dar através destes fluídos. Este vírus também se encontra na saliva, nas lágrimas e no suor, mas através destas secreções não há contagio, isto porque têm pouca quantidade para conseguirem transmitir a infecção. Deve-se ter cuidado com feridas visíveis mas também com pequenos cortes que podem passar despercebidos como os cortes que são feitos durante as relações sexuais.


Este vídeo explica como é que ocorre a replicação do VIH dentro do nosso organismo mais especificamente no sistema sanguíneo.

A SIDA é uma doença grave que de dia para dia infecta e mata mais pessoas. Por isso, devemos reflectir sobre esta doença e tentar preveni-la, pois ela destrói o nosso organismo e todas as nossas defesas "sem dó nem piedade". Podemos, e devemos adoptar alguns cuidados, tais como: usar preservativo, não partilhar seringas\agulhas com outras pessoas, evitar comportamentos de risco.

Não se deve desprezar as pessoas que têm SIDA, porque uma boa forma de aprender é ouvindo o que uma pessoa infectada tem para nos dizer, uma vez que aprendem muito com esta doença, e consequentemente nós podemos aprender muito com eles, porque ninguém nasce ensinado e todos nós podemos contrair essa doença. Quem somos nós para fazer juízos de valor e criticar os outros? A espécie humana comete muitos erros, e tem que tomar consciência, para detectá-los, porque são os erros que nos ensinam, são eles que nos vão construindo ao longo da vida.

Lembrem-se que a SIDA não se transmite através da convivência, nem atrvés da socialização ou através da amizade com uma pessoa infectada, por isso, não desprezem nem descriminem ninguém porque não têm esse direito!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Alexander Fleming

Este célebre homem foi um médico microbiologista muito importante para o futuro da biologia. Com as suas experiências intensas depois de ser médico na II Guerra Mundial, querendo que a dor dos doentes fosse reduzida, lutou até descobrir a proteína antimicrobiana chamada lisozima e do antibiótico penicilina.


O descobrimento da lisozima ocorreu por coincidência, durante uma experiência em que o muco do seu nariz, devido a um espirro, caísse sobre uma placa de cultura onde começaram a crescer colónias bacterianas. Uns dias mais tarde notou que as bactérias onde se havia depositado o fluído nasal haviam sido destruídas.

Mas a maior descoberta foi em 22 de Setembro de 1928 quando descobriu a penicilina. A penicilina foi descoberta quando Alexander Fleming, saiu de férias e se esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos no seu laboratório. Quando voltou, reparou que uma das culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolôr, e em volta das colônias deste não haviam mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demostraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida, a penicilina.
Muito devemos a este homem, pois graças às suas descobertas, apesar de terem sido ambas simples coincidências, foram descobertas, e o seu objectivo foi conseguido. Com a descoberta da penicilina algumas doenças foram curadas, e a dor com que os pacientes sentiam foi ultrapassada e moderada. Mas também é necessário ter cuidado pois há quem seja alérgico, o que pode causar a morte desse mesmo indivíduo. A ele um muito obrigada! E a todos os que descobriram, e que continuam a descobrir curas para os nossos problemas de saúde, um muito obrigada!

Leite envenenado na China

A China, um país que condena tudo, e esconde tudo sobre a sua política, cultura, etc... É agora alvo de notícia, devido a um produto que dizem todos ser o melhor, estamos a falar do leite, mais especificamente, do leite em pó, que é dado a crianças, supostamente para crescerem saudáveis, e terem ossos fortes. Mas este leite não está a ser conhecido pela sua boa utilização, mas sim por uma substância que possui, melalina, que tem feito com que milhares de crianças tenham problemas de saúde graves. Já foram detectados quatro casos de crinças que morreram, devido a este tão bom produto. As empresas que fabricam este leite, são bastante conhecidas por todo o mundo, chegaram as ser consideradas as melhores do mundo, e uma delas foi patrocinadora dos jogos Olimpicos de Pequim. Pergunto-me: "Se isto é bom, o que será mau?"
A melalina é uma substância que faz com que pareça que o leite é rico em proteínas, e passem na inspecção sem problemas nem suspeitas. Parece que esta sociedade não quer saber da saúde dos seus habitantes, mas sim dos lucros irá obter com a venda dos seus produtos.
Neste momento, a geração futura encontra-se com sérios problemas renais. As empresas sofrem graves consequências da sua "brincadeira".
A União Europeia não sabe dizer se estes produtos estão à venda na Europa.
Sempre, desde a nossa infância, recomendaram-nos que bebessemos leite, porque é bastante bom para a saúde. Neste momento nem temos bem consciência do que bebemos, continuarão a ser proteínas?! Pelos vistos não, mas sim substâncias tóxicas...


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Extinção dos Pinguins

Desta vez, voltamos os nossos olhares cintilantes e curiosos, para um outro local deste planeta ao qual chamamos “Terra”. E visualizamos uns seres com um aspecto repleto de simpatia, que possuem duas asas, uma veste de penas com um contraste perfeito: preto e branco, e duas patas que dão um andar bastante engraçado, que faz com que este ser pacato baloice para a frente e para trás, para um lado e para o outro, como se estivesse a dançar uma bela e profunda junção de sinfonias perfeitas criadas única e exclusivamente na mente dele próprio.




Falamos dos pinguins!


Os pinguins são aves que se alimentam de peixes, e que habitam este planeta, em locais frios, que são mais adequados para a sua sobrevivência. Sobrevivência esta, que está a ser posta em causa, devido ao aquecimento global que todos nós estamos a provocar… Este fenómeno provoca muitas e muitas catástrofes, e uma delas, é o derretimento do gelo, pelo aumento do aquecimento dos oceanos. O gelo tem se tornado cada vez mais fino e mais quebradiço, fazendo com que muitos ovos ou filhotes de pinguins sejam levados para longe da sua colónia.



O alimento dos pinguins também está a diminuir. O facto do pinguim ser um animal que se reproduz apenas com outro pinguim do sexo oposto, ou seja, que se reproduz sexuadamente, facilita ainda mais a sua extinção.
Mas a maior causa do seu desaparecimento, somos nós, nós que dizemos que este planeta é nosso, que nos pertence, que é a nossa casa, o nosso lar, o que não parece! Pois a cada segundo que passa, a cada minuto, a cada hora, estamos a destruí-lo sem pensar duas vezes… Consciente ou inconscientemente, não sei, mas provavelmente, conscientemente, porque informação sobre como proteger o planeta, é o que não falta hoje em dia. Várias vezes proferimos esta frase “Nós, humanos, somos animais, mas racionais, não somos como os restantes animais que habitam a Terra, que são irracionais.”. Pergunto me eu, se irracionalidade é destruir a Terra ou embalar o corpo através dos ouvidos numa mistura de sons?

Penso que deveríamos todos reflectir, e agir, porque o tempo não espera.

Mas ninguém melhor para defender o Planeta Terra do que a própria Natureza…