quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Jogar consola pode provocar calos nas mãos
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Sudoku e palavras cruzadas rejuvenescem o cérebro
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Culturas geneticamente modificadas
O beta-caroteno dá a cor laranja às cenouras e é a razão pela qual o arroz geneticamente modificado é dourado. Para que o arroz crie beta-caroteno, são implantados três novos genes: dois de narcisos e o terceiro de uma bactéria.
Vantagens:
O arroz pode ser considerado como uma vantagem específica para as pessoas carenciadas dos países subdesenvolvidos. Estas têm uma dieta extremamente limitada na qual faltam as vitaminas essenciais ao organismo. Em consequência dessa dieta restrita, muitas pessoas acabam por morrer ou cegar. É o que acontece muitas vezes nas regiões pobres da Ásia, onde grande parte da população se alimenta de arroz de manhã à noite.
Desvantagens:
Os críticos receiam que as pessoas pobres dos países subdesenvolvidos se estejam a tornar demasiado dependentes dos países ricos do mundo ocidental. Geralmente, são as grandes empresas privadas do ocidente que têm meios para desenvolver plantas geneticamente modificadas. Tornando as plantas estéreis, as empresas podem impedir os agricultores de criarem sementes para o ano seguinte, forçando-os a comprar-lhes novo arroz.
Alguns opositores à modificação genética consideram o arroz dourado como um meio de conseguir uma maior aceitação da engenharia genética. Esses opositores receiam que, se isto acontecer, as empresas continuem a desenvolver outras plantas geneticamente modificadas para obtenção de lucros. Desse modo, poderá criar-se uma situação em que as grandes empresas detenham os direitos sobre todas as boas colheitas.
Fonte: bionet
Portugal com mais alimentos geneticamente modificados
Fonte: IOl diário
OMG - organismo geneticamente modificado
Actualmente, os alimentos geneticamente modificados têm de ser aprovados pela EU para poderem ser comercializados na Europa. Em 1994 foi lançado o primeiro alimento geneticamente modificados foi um tomate, no mercado norte – americano.
Colza, milho doce, arroz e tomate são alguns exemplos. O arroz e o tomate ainda não estão aprovados para venda na Europa. Na Europa desde 1998 não são aprovados outras plantas na Europa. Em 2001 a área de cultura era de 52,6 milhões de hectares, o que corresponde á área ocupada por França e Espanha. Esta área inclui culturas de alimentos e de algodão. Os quatro países com 99% são EUA, argentina, Canada, China.
Não é possível saber pelo sabor, nem sentir sem um alimento foi geneticamente modificado. É possível ler nos rótulos das embalagens uma vez que a UE obriga á rotulagem e informação sobre se o alimento ou algum componente foi modificado geneticamente.
Os cientistas não tem certeza quanto às consequências a longo prazo, uma vez que as culturas geneticamente modificadas existem há relativamente pouco tempo.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Maioria da população desconhece que arritmias cardíacas podem matar
As doenças cardiovasculares surgem, no ranking de preocupação nacional, atrás do cancro (54%), do Alzheimer (14.4%) e da Sida (14%). A esmagadora maioria dos portugueses (89%) nem sequer sabe que uma arritmia cardíaca pode ser fatal, não consegue identificar - quando existem - os sintomas (39,3%) e apenas uma ínfima minoria (2,6%) admite estar preocupada com a doença.
As conclusões, divulgadas ontem, resultam de uma sondagem pioneira à população portuguesa residente no continente, na qual foram inquiridos 771 indivíduos com mais de 18 anos. O desconhecimento dos riscos inerentes à doença, demonstrado pela investigação realizada em Dezembro do ano passado, contribui em grande escala para a mortalidade associada ao coração.
"É preocupante saber que os portugueses não têm a percepção da relação entre os problemas de ritmo cardíaco e as suas consequências fatais", afirma Daniel Bonhorst, presidente do Instituto Português de Ritmo Cardíaco (IPRC). A ignorância motivou a campanha inédita "Bate, bate coração", lançada ontem por três organizações : IPRC, Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia e pela Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e CDI's (APPPC).
O estudo revela ainda que apesar de a maioria das pessoas (81,6%) já ter ouvido falar de arritmias cardíacas, 39,5% são incapazes de identificar qualquer um do seus sintomas. E se é verdade que uma dor intensa no peito é a principal motivação para consultar um cardiologista (40,5%), os batimentos cardíacos estranhos surgem apenas em terceiro lugar (17%). Antes disso, surgem os problemas respiratórios (18,3%).
Estes dados demonstram, torna Daniel Bonhorst, "que o público em geral desconhece os riscos das arritmias cardíacas - a principal causa de morte súbita".
Apenas 5,4% dos portugueses relaciona a morte súbita com as arritmias. Quase metade acha que ela deriva do enfarte do miocárdio (45,5%) , do acidente vascular cerebral (23,2%) ou de uma insuficiência cardíaca (11,9%).
O que é uma arritmia?
É uma perturbação dosbatimentos cardíacos e pode ter consequências fatais. Fumar, stress, bebidas alcoólicas, vida sedentária, drogas, toma incorrecta de alguns medicamentos e excesso de cafeína podem causar arritmias. Muitas vezes, as arritmias não têm sintomas.
Quais são os sintomas?
Quando existem sintomas, os sinais de alarme são: palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, respiração irregular, enfraquecimento, falta de ar, dor de peito e ansiedade.
Diagnóstico
O exame mais usual é o electrocardiograma (mais conhecido como: ECG). É simples e mostra com precisão a frequência dos batimentos cardíacos, a sua regularidade ou irregularidade.
Dispositivos cardíacos
Não se vêem nem se sentem. Não restringem a actividade sexual. Não impedem os portadores de viajar e, no caso das mulhers, não inviabilizam a gravidez.
Nos dias de hoje é preocupante o número de pessoas que desconhecem e desvalorizam os problemas de coração, sendo estes uma das principais causas de morte em Portugal. Espero que as pessoas comecem a dar mais importância aos problemas cardíacos porque nós precisamos do coração para viver. Por isso, a melhor forma de prevenir alguns dos problemas cardíacos é ter uma vida saudável e regrada.
Fonte: Jornal de Notícias
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Infarmed recolhe Saugella Poligyn
O Infarmed adverte ainda todos os consumidores que tenham adquirido ou estejam a utilizar este produto para se absterem da sua utilização.
Uns dos produtos que talvez mais se vendam para higiene íntima, e é isto que acontece… Será possível que não pensem naquilo que fazem?! Fazer produtos que supostamente são para o nosso bem e afinal têm que ser retirados do mercado e proibidos de serem utilizados porque contêm um conservante que faz mal.
Fonte: Correio da manhã
Fumar maconha aumenta o risco de cancro nos testículos
Fonte: G1 mundo
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Criopreservação
Apesar de ser um método ainda recente, sabe-se já que o recurso à criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical do bebé pode ser decisivo para enfrentar mais de 60 doenças graves – um número que futuramente deverá aumentar.
As deficiências medulares, as imunodeficiências, leucemias ou linfomas são algumas das situações mais comuns em que a utilização das células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas é já uma alternativa real aos transplantes de medula óssea evitando, em alguns casos, as longas listas de espera em busca de dadores compatíveis.
A Crioestaminal é a empresa pioneira e líder em Portugal em criopreservação das células estaminais do cordão umbilical. O laboratório português, é já líder da Península Ibérica, oferecendo os seus serviços a mais de 25.000 pais. A Crioestaminal é certificada pela qualidade e é ainda o único laboratório em Portugal com transplantes realizados, ou seja o único em que uma amostra das células estaminais criopreservadas já foram utilizadas para ajudar no tratamento de uma criança que sofria de uma imunodeficiência combinada severa e foi transplantada no IPO do Porto.
A criopreservação de células estaminais traz muitas vantagens para o futuro de uma criança a nível terapêutico. A criopreservação é um passo importante na ciência apesar de muitas divergências de opiniões que são contra a criopreservação de células estaminais....
Fonte: Sapo Saúde
Colocação do primeiro pacemaker compatível com a ressonância magnética
A primeira cirurgia em Portugal para a colocação de um pacemaker compatível com a ressonância magnética realizou-se, no dia 29 de Janeiro, no Hospital de Santa Maria.
O dispositivo da Medtronic, empresa mundial em dispositivos médicos, foi desenhado, testado e aprovado para ser utilizado durante a ressonância magnética em condições específicas. Segundo a empresa, representa um marco importante da evolução na história dos dispositivos cardíacos implantáveis.
Segundo o médico João de Sousa, responsável pela primeira implantação deste pacemaker em Portugal, “a cirurgia foi realizada numa doente de 74 anos, com diagnóstico de miocardiopatia hipertrófica e disfunção do nódulo sinusal, com arritmias desde 2007. Foi um procedimento simples, com anestesia local, e demorou cerca de 30 minutos. Esta será a primeira portadora de pacemaker, que poderá ser submetida a ressonância magnética, em Portugal”.
Aproximadamente 2 milhões de europeus são portadores de pacemaker. Em Portugal estima-se que são implantados por ano cerca de 7.000 pacemakers, um dispositivo que permite tratar bradiarritmias (ritmos cardíacos lentos).
Esta é uma boa notícoa para quem sofre de problemas cardíacos que vai permitir uma melhor ajuda, uma vez que o pacemaker é compatível com a ressonância magnética...
Espero que se continuem a desenvolver novos instrumentos eficazes para combater estas doenças que afectam milhões de pessoas em todo o mundo.
Fonte: Sapo Saúde
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Alguns vírus cancerígenos mudam geneticamente para mudar as defesas
Estas alterações epigenéticas também podem estar presentes nos vírus como o da sida ou o da gripe, assinala o estudo.
O objectivo da investigação é esclarecer porque é que algumas pessoas portadoras de vírus oncogénicos os eliminam, outras progridem para uma infecção e outros portadores acabam por desenvolver um tumor canceroso, e ainda ver que modificações no genoma estão implicadas neste processo.
Para o estudo fez-se um mapa completo da metilação do ADN, um tipo específico de modificação química do material genético a partir de vários tipos de vírus relacionados com tumores, no que é a primeira análise completa que se faz do epigenoma de um ser vivo completo, como é um vírus.
O estado de metilação de alguns genes pode ser usado como um marcador do desenvolvimento dos tumores e para decifrar as complexas regras que determinam que tipo de genes podem ser metilados (alterados) durante a génese de um tipo de cancro, o que pode ser muito útil para se fazer um diagnóstico precoce.
Ao comparar o metiloma em portadores assintomáticos do vírus, em pacientes com uma infecção activa e em pacientes que estão a desenvolver um cancro, os investigadores viram que nos primeiros não está metilado, que ao desenvolver-se uma infecção começa a metilar, e que ao ter um tumor, o genoma do vírus está muito metilado.
Perante estes resultados, concluíram que a metilação é um mecanismo que usa o vírus para esconder-se do organismo, o que lhe permite perpetuar-se nas células.
O cientista Manel Esteller, coordenador do trabalho, assegurou que a descoberta destas alterações do vírus também é muito importante para encontrar o epigenoma humano, porque a mesma tecnologia que se utilizou com os vírus - a ultrasequenciação e a bioinformática - pode ser usada para o ser humano.
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Mutação de gene dá longetividade
Descoberto elo perdido do cancro
Girinos podem dar pista sobre o cancro
Mais uma descoberta interessante, a descoberta que todos querem encontrar, como evitar do cancro... Mas em quanto não se descobre, o melhor é evitar o que pior faz à nossa pele, evitando estar ao sol nas horas de maior calor e meter sempre o protector solar mesmo que não queiramos ir para a praia ou apanhar banhos de sol.
Fonte: Jornal de Notícias
Poluição na China prejudica bébés
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Enzima faz vírus da gripe controlar célula humana
Homem morto por uma explosão de um telemóvel
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Encontrada a mais antiga evidência de vida na Terra
Compostagem
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto.
VANTAGENS:
- O composto melhora a estrutura do solo, e actua como adubo.
- O composto tem fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar organismos causadores de doença, no solo e nas plantas.
- Sustentabilidade do uso e melhoramento da fertilidade do solo.
- Retenção de água nos solos.
- Redução no uso de herbicidas e pesticidas.
- Redução da contaminação e poluição atmosférica.
- Envolvimento dos cidadãos para ajudar a mudar estilos de vida.
COMO É QUE O COMPOSTO BENEFICIA O SOLO?
O composto adiciona matéria orgânica ao solo.Ajuda a reter a água nos solos arenosos e dá porosidade aos solos argilosos. Introduz no solo organismos benéficos, como bactérias e fungos, que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas.
COMO POSSO UTILIZAR O COMPOSTO?
O composto maturado é usado para relvados, vasos, canteiros, floreiras e caldeiras das árvores. Uma mistura de 1/3 de composto, 1/3 de areia e 1/3 de terra é um rico adubo para plantas novas, floreiras e plantas de interior.
As cinco regras de ouro:
1 Escolha do local: Sombra no Verão e Sol no Inverno
2 Preparar o fundo: boa drenagem
3 Mistura de materiais: verdes e castanhos
4 Arejamento: revirar quando compactado
5 Humidade: regar se necessário
Uma óptima forma de tratar com uma certa delicadeza a Terra que todos nós calcamos e que incansavelmente continuamos a poluir e a destruir. Para esta nova descoberta para ajudar em qualquer tipo de plantação não vejo nenhum “NÃO” que possa responder à utilização da compostagem, visto que não se gasta dinheiro, pois pode ser feito com Restos de cozinha, como legumes, fruta, cascas, cascas de ovos, pão, massa, sacos de chá e café, Aparas de jardim, como folhas, relva, caules, flores, ramos, palha, feno, aparas de madeira.
Despertar e mudar em coisas simples, é o que vai mudando a mentalidade de cada um, e posteriormente talvez o mundo com o passar do tempo.
Fonte: Horta das Formigas