quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Colocação do primeiro pacemaker compatível com a ressonância magnética



A primeira cirurgia em Portugal para a colocação de um pacemaker compatível com a ressonância magnética realizou-se, no dia 29 de Janeiro, no Hospital de Santa Maria.
O dispositivo da Medtronic, empresa mundial em dispositivos médicos, foi desenhado, testado e aprovado para ser utilizado durante a ressonância magnética em condições específicas. Segundo a empresa, representa um marco importante da evolução na história dos dispositivos cardíacos implantáveis.
Segundo o médico João de Sousa, responsável pela primeira implantação deste pacemaker em Portugal, “a cirurgia foi realizada numa doente de 74 anos, com diagnóstico de miocardiopatia hipertrófica e disfunção do nódulo sinusal, com arritmias desde 2007. Foi um procedimento simples, com anestesia local, e demorou cerca de 30 minutos. Esta será a primeira portadora de pacemaker, que poderá ser submetida a ressonância magnética, em Portugal”.
Aproximadamente 2 milhões de europeus são portadores de pacemaker. Em Portugal estima-se que são implantados por ano cerca de 7.000 pacemakers, um dispositivo que permite tratar bradiarritmias (ritmos cardíacos lentos).

Esta é uma boa notícoa para quem sofre de problemas cardíacos que vai permitir uma melhor ajuda, uma vez que o pacemaker é compatível com a ressonância magnética...
Espero que se continuem a desenvolver novos instrumentos eficazes para combater estas doenças que afectam milhões de pessoas em todo o mundo.

Fonte: Sapo Saúde

Sem comentários: