segunda-feira, 1 de junho de 2009

Doença do intestino reduz produtividade no ambiente de trabalho




Entre 5% e 10% da população brasileira sofrem com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), doença que afeta mais as mulheres e causa dores e inchaço abdominal, além de deixar o intestino desregulado. De acordo com o diretor científico da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Décio Chinvon, os hábitos alimentares da vida moderna têm contribuído para agravar a situação. Refeições rápidas, com excesso de líquidos e cardápio pouco balanceado favorecem problemas no intestino que podem prejudicar até a produtividade no trabalho.
A Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) calcula em 90% o número de pessoas que não buscam cuidados médicos mesmo diante dos sintomas. No caso das pessoas com SII, existe perda de até 34% da produtividade, o que representa 14 horas de trabalho a menos por semana.
"Hoje há pessoas que querem fazer tudo ao mesmo tempo. Comem rápido, falam ao celular, bebem água e nem se preocupam com a qualidade da comida", afirma o médico, após lembrar que a saúde digestiva começa pela tranquilidade na hora das refeições. Isso inclui mastigação adequada e um ambiente calmo.
O especialista diz ser necessário buscar ajuda médica e evitar a automedicação que pode até agravar o quadro. Uma dica é a ingestão de alimentos indicados para melhorar a microflora intestinal, como carboidratos encontrados nos cereais, pão, arroz, macarrão, batata, milho e legumes. As frutas são outra modalidade nutritiva que fornecem vitaminas, minerais e fibras.
Chinvon lembra que as dicas de alimentação saudável são válidas para prevenir, inclusive, outras doenças comuns no sistema digestivo. A principal delas é o refluxo, que segundo as últimas pesquisas, atinge cerca de 12% da população brasileira. A doença é causada pelo excessso de ácido no estômago. Parte do ácido acaba no esôfago e provoca a sensação de azia e queimação.
Dicas para prevenir:
1. Aumente a ingestão de líquidos.




2. Inclua na dieta alimentos com propriedades probióticas comprovadas.




3. Limite a ingestão de alimentos produtores de gás.




4. Limite o consumo de comidas gordurosas.




5. Evite bebidas com cafeína e refrigerantes.




6. Evite bebidas alcoólicas.




7. Evite comer demais.




8. Coma lentamente e mastigue bem a comida.




9. Evite sorbitol e frutose.




10. Procure evitar o estresse.


Em pleno seculoXXI e somos uma humanidade completamente estressada. Nem sequer pensamos no nosso bem, na nossa saude. Uma alimentação equilibrada e variada é um factor importante para o nosso bem estar. Nosso corpo agradece e nossa saude melhora, tornando-nos pessoas mais saudaveis.
fonte: a tarde online

Campanha alertou a comunidade para o câncer bucal




Pela primeira vez, os moradores do município do Rio Grande contaram com atendimento gratuito no Dia Estadual contra o Câncer Bucal. A campanha até então inédita teve como objectivo detectar possíveis sintomas da doença entre os rio-grandinos.Para tanto, um grupo de profissionais promoveu no sábado, 30, atendimento gratuito à comunidade. Os atendimentos foram realizados na sede da Uniodonto Rio Grande Litoral, localizada na rua Aquidaban, junto à Unimed, e também na Secretaria Municipal da Saúde (SMS).De acordo com a cirurgiã bucomaxilofacial, Lisandra Dutra da Costa, dez profissionais integraram a campanha. “Dia 31 de maio foi instituído como o Dia Estadual contra o Câncer Bucal. Por isso, resolvemos promover exames gratuitos em pessoas com suspeitas do câncer”, explica. Segundo ela, Rio Grande registra um índice considerável de pessoas com a doença. “A maioria são pescadores, por estarem diretamente expostos ao sol, além da comunidade em geral, sobretudo aqueles que abusam do sol na praia”, explica.Para detectar a existência ou não do câncer bucal, os pacientes passam por um diagnóstico clínico inicial, sem a realização de exame complementar, para então, caso seja necessário, ser submetido a um tratamento à base de medicamentos. Entretanto, se os sintomas persistirem, é feita então uma biópsia. “Todo o cidadão tem direito ao exame gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, fala a cirurgiã.De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), dados relativos ao ano de 2008 mostram que a maior incidência dá-se em homens e com idades superior a 40 anos.Dependendo do tipo de câncer, o paciente vítima da doença pode perder parte dos ossos, língua, lábio e até nariz. Caso o câncer bucal seja mais agressivo este pode levá-lo à morte.A campanha de detecção do câncer bucal em Rio Grande foi coordenada por Maria de Lourdes Obelheiro.
O que observar no autoexame?
- mudanças na cor da pele e mucosa bucal;


- manchas que não desaparecem;


- feridas que não cicatrizam em até 20 ou 30 dias;


- aftas prolongadas ou inchaços, caroços ou ínguas no pescoço.
Como evitar?
- procure não misturar cigarro e bebida alcoólica;


- proteja-se do sol (bonés, protetores, batom, etc);


- dentes com cárie, quebrados, próteses doendo;


- ingestão de bebidas muito quentes;


- má higiene bucal;


- alimentação sem nutrientes, pobre em vitaminas.


São nestes pequenos rastreios que por vezes nos salvam a vida. Por isso quantos mais houverem
melhor. São estes pequenos gestos que fazem a diferença. E o cancro bucal é um cancro que tambem mata, por isso tambem ha que ter cuidado com ele.


fonte: jornal agora

domingo, 24 de maio de 2009

Cuidados com o desenvolvimento facial


Descobertas recentes têm mostrado que a genética não é único fator responsável pela maneira como a face humana se desenvolve no decorrer da vida. O meio ambiente, as relações, os hábitos diários também têm peso. A fase infantil deve ser olhada com muito cuidado, pois o sistema músculo-esquelético da criança é muito suscetível a sofrer deformações progressivas e continuadas.

Nessa idade, os ossos possuem uma capacidade plástica e de remodelagem surpreendentes e, sob uma atuação fora dos parâmetros de normalidade dos músculos faciais, podem ter suas estruturas e formas alteradas. O relacionamento com o ambiente influi nessa questão, logo, os cuidados para que as crianças tenham um desenvolvimento correto - com relação à face, área de atuação de ortodontistas e ortopedistas-faciais - abrangem conhecimentos da área pediátrica, que observarão as condições orgânicas e psicológicas do paciente.

Essa percepção da importância dos fatores externos na formação da face abre espaço para novas possibilidades de diagnóstico, prevenção e terapias para doenças e anomalias faciais. O ataque aos fatores de risco já na fase infantil é o mais indicado, e por vezes com tratamentos que não incluem necessariamente a utilização de aparelhos, ao contrário do que diz o senso comum.

A ciência que estuda essa relação genes x fatores externos é a epigenética. Uma revista nacional publicou um artigo que fazia uma correlação entre rosto e vivência e hardware e software. E a comparação é muito interessante. A face (que carrega toda a carga genética, a herança biológica) seria o hardware e a vivência da criança seria o software (o meio ambiente, os mecanismos epigenéticos). Ora, para um bom uso de um computador, é necessário um programa que consiga aproveitar adequadamente toda a capacidade que a parte física pode proporcionar. No desenvolvimento facial é a mesma coisa, quanto melhor o rosto trabalhar, melhores serão os resultados em termos de harmonia, estética e beleza.

As alterações morfológicas e funcionais da face, em geral, têm raízes em diversas causas, o que necessita um trabalho interdisciplinar no tratamento. Isso quer dizer que o caráter ortopédico do rosto infantil pode ir se deformando gradativamente, com isso, suas causas devem ser diagnosticadas em todos os campos interdisciplinares que estiverem envolvidos, e as terapias aplicadas da mesma forma. Podem incluir desde patologias, como alergias sobre a via aérea superior, até cuidados voltados à dinâmica familiar, à prevenção contra ações do ambiente, aparelhos e exercícios mioterápicos (uma técnica especial para normalizar a ação dos músculos faciais sobre os ossos e - principalmente - reeducar a língua em todas as suas funções, principalomente mastigação e deglutição (o ato de engolir).

A nossa maneira de ser, fisica e psicologicamente não é so por informação genteica, mas é tambem por varios factores. Ambientais, culturais,etc....

fonte: jornal opiniao

Açoriano não tem gripe


Um homem de 34 anos deu entrada e foi internado no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada com suspeita de ter Gripe A (H1N1), mas os resultados das análises - conhecidos ao final do dia de ontem - foram negativos. É o segundo caso suspeito de Gripe A nos Açores que não se confirmou.
No caso deste jovem, veio há três dias dos EUA - já depois do fim das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que juntou milhares de pessoas, muitas delas emigrantes.
O homem só apresentou sintomas de gripe em São Miguel, depois de ter passado sem problemas pelo despiste à doença no aeroporto. Na quinta-feira foi ao hospital, onde ficou em isolamento. Para diagnosticar a doença, foram recolhidos os dados biológicos e enviados para o Serviço Especializado de Epidemiologa e Biologia Molecular do Hospital de Angra do Heroísmo, na Terceira.
Ontem, o estado clínico do homem era estável: a febre tinha baixado, constituindo já aí um indício de que não sofreria de Gripe A.
Uma nota difundida pelo Governo Regional dos Açores assegurava ontem, ainda antes de serem conhecidos os resultados das análises, que os contactos próximos do homem tinham já sido identificados e que estavam a ser acompanhados pelo Delegado de Saúde.

O mundo esta virado para para a nova gripe, a gripe A. Uma nova gripe que faz com que o mundo entre em alerta.
fonte: jornal digital

terça-feira, 12 de maio de 2009

Homem russo tinha uma árvore a crescer no pulmão


Foi encontrada uma planta de 5cm no pulmão de um homem Russo, chamado Artyom Sidorkin, de 28 anos. Esta planta foi detectada, porque Artyom Sidorkin se dirigiu ao médico, porque tinha fortes dores no peito e tosse persistente com sangue. Inicialmente, os médicos suspeitavam que ele teria um cancro nos pulmões. Foi então submetido a uma operação que veio a negar essa opção, e a confirmar outra realidade, que era uma pequena árvore no pulmão. Os médicos russos ficaram espantados com o sucedido, no entanto, suspeitam que o homem tenha inalado alguma semente de abeto, que posteriormente começou a germinar no seu pulmão.



Deparando-nos com esta notícia, será que quem engole os caroços da fruta ou das azeitonas, será que também pode vir a germinar uma planta no nosso corpo?
Como é que foi possível esta planta crescer se não tinha sol nem solo para sobreviver?

Fonte: Jn Online

sábado, 9 de maio de 2009

Biólogos espanhóis encontram 200 novas espécies de rãs




Um grupo de biólogos espanhóis encontrou mais de 200 novas espécies de rãs em Madagáscar, a quarta ilha maior do Mundo, que se tornou famosa pela sua grande Biodiversidade e por animais únicos como as rãs venenosas e os lémures de cauda anelada.
Segundo um estudo do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), que acaba de ser publicado no influente jornal científico norte-americano "Proceedings of the National Academy of Sciences", a descoberta das novas espécies de rãs duplica o número de anfíbios conhecidos naquele país africano.
A ilha de Madagáscar separou-se de África há 160 milhões de anos, o que permitiu que as suas espécies animais e vegetais evoluíssem de forma independente do resto do Mundo. A sua Biodiversidade anima uma indústria turística que factura mais de 300 milhões de euros por ano.
Cerca de 5% das espécies animais e vegetais da Terra encontram-se na ilha e mais de 80% dos mamíferos e 217 espécies de anfíbios de Madagáscar são únicos no Mundo, o que leva mesmo alguns ecologistas a chamar-lhe "o oitavo continente". Miguel Vences, um dos membros da equipa de biólogos espanhola, afirma mesmo que "a maioria das formas de vida na Terra ainda está à espera do reconhecimento científico".
O estudo do CSIC alerta para as consequências da actual crise política que atravessa o país, que pode ameaçar as medidas em curso de conservação do Ambiente nas áreas protegidas. Um dos sinais preocupantes é o corte indiscriminado da floresta nos parques nacionais. Fruto da actividade humana, nomeadamente a agricultura e a exploração mineira, cerca de 1/3 da vegetação original da ilha foi destruída desde a década de 1970.
Seremos algum dia capazes de descobrir todos os seres que conosco partilhar o planeta Terra?

fonte: expresso

domingo, 3 de maio de 2009

Gato roubou 57 meias e levou-as para casa




Henry tem um ano de idade, mas não é um gato qualquer, não resiste a meias. Vive com os seus donos em Loughborough, no centro da Grã-Bretanha, e desde que ali está roubou e levou para casa 57 meias. A notícia é avançada pelo site da «BBC Brasil».
Apesar de se sentirem um pouco envergonhados, pelos roubos do seu animal de estimação, e não perceberem o fascínio do animal pelas peúgas, os donos estão a distribuir panfletos pelos vizinhos a perguntar se lhes falta alguma meia.
Louise Brandon, a dona do gato, confessa que ainda não conseguiu devolver qualquer meia, das que encontrou na sua casa, levadas por Henry. O facto do animal estar sempre em cima de um muro com uma meia na boca, pode levar «os vizinhos» a não quererem a indumentária de volta.
Mesmo com todos os cuidados, Louise assume que ele não pára de trazer meias para casa e que toda a situação é «muito embaraçosa».
Um gato bem diferente. Um fascinio por meias, será que pensa calça-las?! HIHIHI!! :) Uma curiosa colecção, mesmo para um gato.... Nunca se diga que ja vimos tudo. E que os animais não pensam. Porque este gato acabou de mostrar que ate tem uma colocção.
fonte: ioldiario

Gripe A



As autoridades mexicanas anunciaram hoje uma aparente estabilização da pandemia de gripe A (H1N1 ), que até agora afectou 18 países e infectou 787 pessoas em todo o mundo.
As autoridades mexicanas, no centro do principal foco epidémico, anunciaram que o vírus já provocou 19 mortes, com 506 casos confirmados da doença, mas mostraram-se optimistas.
"Cada dia que passa verificamos uma diminuição do número de casos graves e, de facto, a mortalidade diminuiu", frisou o ministro da Saúde mexicano, José Angel Cordova, acrescentando que a última morte ocorreu há já alguns dias, a 28 de Abril.
Cordova afirmou que a epidemia parece estar "a estabilizar", mas que é "demasiado cedo" para dizer se o pior já terá passado.
Com alguma prudência, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou no sábado não saber "até que ponto a pandemia poderá ser grave", apontando que a evolução da situação durante os próximos dias na Europa será determinante.
Nos Estados Unidos, registam-se 160 casos confirmados. A única morte ocorreu no caso de um bebé mexicano infectado com o vírus.
No Canadá, trinta novos casos foram assinalados no sábado, elevando o total para 85. A Costa Rica, com um caso confirmado, é o outro país do continente americano onde a doença já chegou.


A Gripe A, como é agora conhecida, esta a chamar a atenção de todos nós e em todo o mundo... Tem sido alvo de varios minutos no jornal... Será que o mundo esta preparado?! Só espero que isto avabe depressa e não piore, nem haja mais danos...


fonte: ioldiario

Gripe Suina

Aqui ficam algumas perguntas á qual têm resposta para tirar as nossas duvidas:

  • O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória altamente contagiosa que acomete os porcos, causada pelo vírus influenza A, do subtipo H1N1. O microrganismo responsável pelos casos actuais, no entanto, é uma mutação. Trata-se de um vírus híbrido, que contém material genético de vírus humanos, de aves e de suínos.



  • Quais os sintomas em humanos?

Os sintomas geralmente são similares ao da gripe comum. Eles surgem subitamente e incluem febre alta (acima de 39º), tosse, letargia, falta de apetite, irritação nos olhos, dor de garganta (nem sempre pronunciada), dor de cabeça intensa, dor nos músculos e nas articulações. Podem ocorrer, também, náusea, vómitos e diarreia.



  • Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vómitos e diarreia mais graves.




  • A gripe suína pode matar?

A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais idosa, que possui a imunidade comprometida. As mortes em geral ocorrem por uma complicação da gripe, a pneumonia. A doença também pode predispor a infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.






  • Como ocorre a transmissão?

A doença foi contraída inicialmente por pessoas que tiveram contactos com criações de porcos. O problema é que essa variante do vírus permite o contágio entre humanos, razão que explica o actual temor. A transmissão ocorre da mesma forma que na gripe comum: por via aérea, por meio de espirros e tosse. Ela pode ser directa (a pessoa inala as partículas que estão no ar) ou indirecta (a pessoa toca em objectos que foram contaminados por tosse ou espirro e leva a mão à boca ou aos olhos, trazendo o vírus para dentro do corpo).




  • É a primeira vez que a gripe suína é registrada em humanos?

Não. A OMS já notificou 12 casos de gripe suína em humanos entre 2005 e Fevereiro de 2009 nos EUA e na Espanha.




  • É possível contrair a doença comendo carne de porco?

Não. A gripe suína não é transmitida por alimentos. O cozimento da carne a 71º C destrói o vírus (para se ter uma ideia, o fogão comum atinge facilmente temperaturas superiores a essa).




  • Como é feito o diagnóstico?

Uma amostra respiratória precisa ser colectada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e enviada ao laboratório.




  • Como é o tratamento?

O CDC (Centro de Controle de Doenças), nos EUA, recomenda que a doença seja tratada com os medicamentos já usados na gripe aviaria: o oseltamivir (Tamiflu) e o zanamivir (Relenza). Eles só podem ser prescritos pelo médico. A automedicação, alertam especialistas, pode fazer com que os remédios tenham efeito diminuído a longo prazo.




  • Como evitar a doença?

Caso você viaje para regiões em que há casos registrados, como EUA, México ou Canadá, é recomendável usar máscaras cirúrgicas descartáveis em locais de grande circulação de pessoas, evitar aglomerações, evitar o contacto directo com pessoas doentes, lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente após tossir ou espirrar, e evitar levar as mãos à boca e aos olhos.




  • O que fazer se estiver com suspeita da doença?

Em caso de suspeita, é preciso procurar um médico e informá-lo da suspeita, como por exemplo uma recente viagem a um país onde há casos registrados. A OMS recomenda que as pessoas com sintomas não saiam de casa e evitem aglomerações. É necessário repouso e ingestão de líquidos. É recomendado também que a pessoa cubra sua mão e o nariz quando for espirrar e lave as mãos com frequência.




  • Por que há mortes apenas no México?

Ninguém tem certeza. É importante lembrar que as autoridades de saúde estão tirando uma foto instantânea do passado - elas não estão relatando sobre as novas infecções deste momento, apenas rastreando infecções antigas e estão encontrando os casos apenas nos locais onde procuram.Autoridades mexicanas investigaram nos hospitais, onde, é claro, seriam encontrados os casos graves. As autoridades de saúde norte-americanas descobriram os casos durante rastreamento rotineiro de pessoas com sintomas da gripe, em sua maior parte em ambulatórios; portanto, descobriram casos mais brandos.Especialistas em influenza afirmam esperar encontrar mortes em outros locais, incluindo nos Estados Unidos, à medida que prossegue a investigação. Um problema é que as pessoas morrem de doenças respiratórias regularmente e a causa em geral não é determinada.
Fonte: cienciaesaude

sábado, 25 de abril de 2009

Selecção genética para evitar cancro

O Governo espanhol autorizou, pela primeira vez, o uso de técnicas de selecção genética de embriões para evitar o cancro, no caso de dois casais com antecedentes de cancro de mama e de tiróide.
Estes são, para já, os únicos casos em que a Comissão Nacional de Reprodução Humana Assistida estuda a possível aplicação de selecção genética de embriões. Para o secretário--geral da Saúde espanhol, José Martínez Olmos, esta é uma decisão “histórica” que permite evitar, pela primeira vez, casos de cancro em Espanha, por selecção genética de embriões.


O cancro é uma grande batalha que muitas pessoas têm que combater todos os dias, muitas vezes acabando com a vida deles... Mas quando se combate, é uma nova vida que se começa, um renascer... E quem não sonha com que nossos filhos ou mais queridos não passem por esse sofrimento?! Espanha dá essa possibilidade. E isso sem duvida que merece um grande aplauso.
fonte: Correio da manhã

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sida: Cientistas usam vírus da varíola para criar vacina




No passado de 4 de Abril de 2009, no diario digital foi publicado uma noticia relativamente a uma doença que tem vindo a afectar muitos habitantes do planeta Terra. Não tendo sido ainda diagnosticado cura para esta doença, tem vindo a ser alvo de varias pesquisas. Responsável pela morte de milhões de pessoas durante séculos, a varíola converteu-se num aliado para lutar contra a nova pandemia da humanidade: a Sida. Investigadores espanhóis estão a empregar pela primeira vez o vírus da varíola para criar uma vacina contra o HIV.
O vírus da varíola, numa versão atenuada, foi usado como veículo transportador de quatro proteínas do HIV. O médico Juan Carlos López Bernaldo, supervisor do teste clínico no Hospital Gregório Marañón, de Madrid, afirmou que até agora «empregavam-se proteínas sintéticas e outros tipos de vírus que não conseguiam estimular suficientemente o sistema imunitário».
O seu grupo, porém, evita falar que se trata de uma vacina que protege por completo da infecção. De acordo com López Bernaldo, «em pesquisas anteriores já se pode ver que a ideia de criar uma vacina totalmente protectora não funciona».
«O que queremos conseguir agora é uma vacina que provoque uma resposta imunológica para que, no caso de infecção pelo HIV, o desenvolvimento da doença possa ser evitado.»


A ciência do seculo XXI tem-se centrado na SIDA, nomeadamente a sua cura e prevenção. Ao fim de tantos anos de pesquisa será que os nossos cientistas conseguiram chegar ao dos momentos mais importantes? Espero bem que sim, e meus parabens... mas enquanto nao acontece, a unica prevenção que temos é o uso de preservativo... Por isso previnam-se


fonte:diario digital

domingo, 22 de março de 2009

Cientistas criam peixe mecânico que detecta poluição


Um grupo de investigadores britânicos desenvolveu um modeo de robô em forma de peixe capaz de detectar área poluídas. Cinco aparelhos já foram deitados ao mar no Norte de Espanha, a fim de testar a sua eficácia. Se a eficácia do robô ficar demonstrada após os testes, os cientistas esperam poder utilizar esta nova tecnologia em lagos, rios e mares de todo o mundo. Os modelos imitam os movimentos dos peixes reais, estando equipados com sensores químicos para detectar focos com níveis perigosos de poluição, como derramamentos de petróleo na água. Uma vez detectados os perigos, as informações são enviadas através da tecnologia Wi-Fi. Um dos cientistas responsáveis pela criação do modelo, Rory Doyle, afirmou que há boas razões para o desenvolvimento do robô, que funciona como um mini-submarino convencional. Já existiam modelos baseados numa ideia semelhante, mas estavam dependentes do controlo humano, funcionando como um veículo teleguiado. O novo robô funciona sem necessidade de qualquer intervenção humana. O peixe-robô é capaz de navegar em profundidades até um metro e meio, sob a superfície da água, informaram os investigadores.


Poderemos assim verificar o mal que fazemos a água, um elemento essencial para a vida e sobrevivência, e tormar consciência para sermos mais responsaveis e preservarmos o nosso habitat.

fonte: diario digital

sábado, 14 de março de 2009

Vegetais podem reduzir risco do cancro da próstata


Investigadores chineses afirmam que uma dieta rica em vegetais pode diminuir o risco de contrair cancro da próstata. A equipa de investigadores examinou mais de cem estudos, concluindo que o mecanismo primário deste efeito positivo dos vegetais seria uma protecção antioxidante contra o ADN e danos celulares.Os cientistas afirmaram que os tomates e os seus bioprodutos continham o carotenóide antioxidante licopene. Estudos anteriormente realizados demonstraram resultados inconsistentes na diminuição do risco do cancro da próstata, mas os alimentos com licopene são provavelmente protectores.Os flavonóides são um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente em certas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes, e que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Existem diversas pesquisas que sugerem que o consumo de legumes, incluindo produtos de soja, protegem contra o cancro da próstata.Outro grupo de vegetais, que inclui o alho, cebolas, entre outros, apresenta também vários benefícios, mas estudos efectuados são, no entanto, limitados.Os vegetais crucíferos, como os brócolos, couves-de-bruxelas, couve, entre outros têm propriedades anticancerígenas, mas estudos efectuados com pessoas são também limitados, afirmaram os investigadores.

Os vegetais são muito importantes para o nosso organismo. São ricos em proteínas e vitaminas. Proporcionam-nos inúmeras vantagens e têm umas cores deslumbrantes, por isso vamos todos comer vegetais e prevenir-nos contra doenças, porque está nas nossas mãos.
Fonte: jn online

Jardim botânico reabre estufa com fauna e flora ibérica


Para comemorar a entrada da Primavera, o Lagartagis, no Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural de Lisboa, vai reabrir as portas, no sábado, dia 21 de Março, às 15h, com novas borboletas e plantas na sua estufa.
O Lagartagis constitui-se com uma espécie de refúgio ecológico que acolhe uma variedade de flora e fauna ibérica. Este biorreduto permite estudar a propagação de plantas silvestres e até se pode encontrar um lepidópteros (borboleta) mais exótico – a monarca –, que já se pode encontrar na zona algarvia.
Segundo Catarina Madruga, responsável pelo espaço, "esta é uma estufa onde a divulgação do conhecimento e a investigação surgem em paralelo". Há plantas silvestres quase desconhecidas com folhas para as lagartas, e flores e frutos para as borboletas. Uma nova vontade de não desistir veio derrubar as barreiras impostas pelas dificuldades financeiras. Recorde-se que o centro abriu há mais de dois anos, financiado por um mecenas e que após as várias limitações acabou por fechar.

A todos os visitantes será oferecida uma pequena amostra de comida de borboletas para saborear ao longo da visita. Tendo em conta que se alimentam de pólen e frutas o lanche compõe-se de espetadas de fruta e chá adocicado com mel. Haverá ainda uma série de actividades para crianças, como pinturas faciais e em aguarela.

Com esta nova associação pretendemos aplicar ao grupo das borboletas (Insecta: Lepidoptera) as ideias fundamentais, definidas na Estratégica Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (2001): O centro tem como objectivo primordial promover a investigação científica, o conhecimento sobre o património natural, bem como a monitorização de espécies e habitats e a valorização das áreas protegidas e desenvolver acções específicas de conservação. Desde 2007 que estão a ser desenvolvidos esforços para intensificar a união ibérica relativa à investigação em lepidópteros.

Este projecto é de grande importância, pois vai ajudar a estudar e a monitorizar as espécies e os seus habitats. Esperamos que com este projecto se comece a dar mais importância às espécies e ao habitat delas, porque existem várias espécies em vias de extinção que se deve ao facto do Homem não conservar os habitats destas. O Homem mais sábio não é o que sabe mais, mas sim o que sabe viver em harmonia com a Natureza...

Fonte: Ciência Hoje

sábado, 7 de março de 2009

Hospital brasileiro transplanta segundo coração a doente

O Instituto do Coração de São Paulo transplantou quarta-feira um segundo coração a um homem de 53 anos, que passou a ter o novo órgão no lado direito do peito.O paciente tem uma miocardiopatia dilatada, que causa um aumento do músculo do coração, reduzindo a sua força para bombear o sangue, e sofre de hipertensão pulmonar. O estado do doente, que ficou quatro meses em lista de espera por um dador compatível, é considerado estável, na sequência da intervenção. As 72 horas posteriores à cirurgia são consideradas «críticas» para comprovar o funcionamento dos dois corações e o restabelecimento da pressão arterial. Os médicos decidiram conservar o coração original para assegurar a elevada pressão do sangue nos pulmões, cabendo ao órgão transplantado a função de bombear o sangue para o resto do corpo. Segundo a equipa que realizou a operação, durante 12 horas, os dois órgãos ficaram ligados por um tubo mas, com o tempo, o coração novo – pertencente a um rapaz de 26 anos que morreu num acidente rodoviário – assumirá as funções dos dois.Em 30 anos, foi a sexta vez que o Instituto do Coração de São Paulo procedeu a uma intervenção deste tipo, cujo risco é muito maior do que um transplante clássico.


A ciência está muito desenvolvida, e estas cirurgias são a esperança de muitas pessoas que sofrem de problemas cardíacos. E como esta esperança muitas hão-de surgir e espero que todas as novas descobertas sejam eficazes no combate e na prevenção de problemas cardíacos e de outras doenças que afectam a nossa sociedade.

Fonte: Agência Lusa

Olho artificial devolve parte da visão a cego britânico

Um septuagenário invisual há 30 anos recuperou parte da visão, na sequência de uma cirurgia experimental em que recebeu um olho biónico.
Ron cego devido a uma doença hereditária denominada retinose pigmentosa, disse conseguir ver «flashes de luz», após ter sido submetido, há 11 meses, a uma operação no Moorfields Eye Hospital, em Londres.«Posso ver a diferença entre as meias brancas, cinzentas e pretas. E a minha ambição agora é sair numa noite de céu limpo e ver a lua», disse o paciente em entrevista à BBC.«Estamos muito satisfeitos com os progressos atingidos até agora», disse o cirurgião Lyndon da Cruz, que realizou a operação em dois doentes. «Os implantes estão a funcionar bem até agora, mas como ainda temos dois anos de testes pela frente, ainda é muito cedo para determinar o sucesso da nova tecnologia», explicou. O olho biónico, conhecido por Agnus 2, foi desenvolvido pela empresa americana Second Sight, e usa uma câmara, acoplada a um par de óculos, que envia imagens a 60 eléctrodos implantados na retina do paciente. Por enquanto, o Agnus 2, só funciona para quem tem o nervo óptico intacto. O aparelho – que a empresa fabricante acredita que, em 50 anos, permitirá aos pacientes ler e reconhecer rostos – deverá ser comercializado quando a fase final dos testes estiver concluída. O custo deverá rondar os 30 mil dólares (cerca de 23,8 mil euros).

O olho biónico é uma nova esperança para os invisuais, que só é possível devido aos desenvolvimentos tecnológicos. A tecnologia permitiu melhorar a qualidade de vida da sociedade, embora muitas das soluções que se encontram não sejam acessíveis a todas as pessoas por terem um custo elevado. Espero que o preço baixe para as pessoas que não têm possibilidades poderem usufruir desta nova tecnologia...

Fonte: Sapo saúde

domingo, 1 de março de 2009

Gastroenterites nos bebés

Os médicos apontam a gastroenterites por rotavírus como a infecção com mais probabilidade de afectar uma crianças até aos cinco anos, e quase 40% dos pais desconhece a doença. Esta atinge mais de 66 mil crianças por ano. É extremamente contagioso e frequente, obrigando a cerca de 16.500 consultas e mais de 2000 internamentos anuais. Raras serão as crianças que não tem uma gastroenterites por rotavírus ate aos três anos, quando não várias. E a primeira acontece geralmente entre os 6 meses e os dois anos, manifestando-se com maior gravidade, originando o internamento. A vacinação é para os pediatras a prevenção eleita contra o rotavírus, e logo de seguida a lavagem frequente das mãos. Os pediatras designam a gastroenterites por rotavírus como a doença com maior probabilidade de afectar crianças, embora seja a quinta na ordem das mais preocupantes. O vírus resiste a sabonetes e desinfectantes e sobrevive varias horas em superfície, brinquedos e mãos contaminadas.Os sintomas são febre baixa, dor abdominal, vómitos e diarreia aquosa. Não tem tratamento específico, resolvendo-se pelo tratamento dos sintomas com antipiréticos e re-hidratação para corrigir a perda de líquidos.


Informar é o que nós queremos, e informar os pais para as possíveis doenças dos seus bebés . É uma doença que não é das perigosas, mas é dolorosa para o bebé . Por isso o melhor método para prevenir gastroenterites é vacinar os bebés, e ter o cuidado de lavar sempre as mãos e ter tudo bem desinfectado.


Fonte: Jornal de notícias

Dentes criados em laboratório

A descoberta feita por uma equipa de cientistas do Oregon, nos EUA. Pode levar a processos de recuperação do esmalte e ate á reprodução natural de dentes. Pois foi identificado o gene responsável pelo esmalte, a camada exterior dos dentes que se desgasta. O gene Ctip2 influencia a produção das células de esmalte, os ameloblastos, tem também a função de combater a infecção e no desenvolvimento da pele e nervos.
Daqui a pouco não precisaremos de próteses dentárias, uma vez que poderá ser produzido dentes naturais e nossos. Assim a genética nos fascina todos os dias...
Fonte: Jornal de notícias

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Jogar consola pode provocar calos nas mãos


Jogos de vídeo em excesso podem provocar protuberâncias dolorosas na palma das mãos. Os actos de segurar a consola com muita força e apertar os botões pode causar a já chamada «hidradentite palmar da Playstation», um problema de pele recentemente descoberto por cientistas suíços e que pode provocar lesões dolorosas. Os cientistas comparam estas lesões às dos pés das crianças, depois de actividade física intensa.
Jogos de vídeo, os famosos jogos do século XXI. Sem dúvida que os melhores jogos foram e sempre serão aqueles em que os nossos pais e avós jogavam. Não só permitia que as crianças estivessem sempre todas juntas e em socialização, como estimulava a memória ao tentar obter um jogo novo, pois eram todos criados por elas e fruto da imaginação. Agora temos crianças que estão sempre em frente à televisão, em que os jogos não precisam de imaginação, apenas de uma TV e uma playstation. Mas será que não vêem o mal que fazem ás crianças?! Tiram-lhe a capacidade de socializar com outras crianças e um dia mais tarde quando forem adultos não conseguirão socializar com outras pessoas, refugiando-se nos seus cantos. Começam a perder a capacidade de imaginação, algo em que sonhar é o melhor que há... Não conseguem ver que se fecharem em casa em frente à tv, não faz bem à nossa sociedade?! Os nossos pais e avós contam-nos como eram as suas brincadeiras de crianças e vemos neles uma enorme alegria, uma saudade, as suas aventuras eram únicas todoas os dias e a cada momento. Não havia dias iguais, não havia rotina.... E a nossa juventude de que será que nos vamos lembrar?!Sinceramente de nada. Que contaram aos seus filhos para os alegrar com as suas histórias?! Sinceramente nada. Deixem-se de tantos jogos que já vêm feitos e vamos jogar aqueles que permitam estimular a imaginação, memória, socializar, sonhar, vamos criar os nossos jogos, todos juntos e rir-nos como quando eramos crianças. Porque quando quiserem uma partida eu estarei pronta.

Fonte: IOL Diário

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sudoku e palavras cruzadas rejuvenescem o cérebro


De acordo com um estudo, as palavras cruzadas e outros exercícios que estimulam a actividade mental, como o jogo Sudoku, para além de melhorarem a memória, ajudam a manter o cérebro mais jovem.

A estimulação mental que pode ser conseguida por jogos como as palavras cruzadas ou o Sudoku, bem como a aprendizagem contínua, podem rejuvenescer e manter em forma o cérebro, disse o Prof. lan Robertson, do Instituto de Neurociências do Trinity College de Dublin durante um festival de ciência que decorreu no passado mês de Setembro na capital irlandesa.Num estudo recente de cerca de 3000 pessoas com idades entre os 65 e os 94 anos, aquelas a quem foram dadas 10 horas de treino de memória, resolução de problemas e tarefas que envolviam tomadas de decisão ao longo de várias semanas revelaram melhorias acentuadas e duradouras nas suas capacidades cognitivas. Sessões de treino realizadas um ano depois resultaram em novas melhorias nas funções mentais que persistiram durante mais de um ano.
Independentemente da idade, o sudoku, tal como outros jogos de estimulação cerebral e de memória, são benéficos para quem os pratica. Nestes casos, a diversão dá a mão ao cérebro fazendo assim com que desta união resulte uma vivacidade da memória que por vezes nos falha, principalmente com o passar do tempo.
Fonte: Selecções.pt

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Culturas geneticamente modificadas


Arroz dourado"Arroz dourado" é arroz geneticamente modificado que contém uma grande quantidade de vitamina A. Ou, mais correctamente, o arroz contém o elemento beta-caroteno, que é convertido no organismo em Vitamina A. Assim, ao comemos arroz dourado, obtemos mais vitamina A.
O beta-caroteno dá a cor laranja às cenouras e é a razão pela qual o arroz geneticamente modificado é dourado. Para que o arroz crie beta-caroteno, são implantados três novos genes: dois de narcisos e o terceiro de uma bactéria.
Vantagens:
O arroz pode ser considerado como uma vantagem específica para as pessoas carenciadas dos países subdesenvolvidos. Estas têm uma dieta extremamente limitada na qual faltam as vitaminas essenciais ao organismo. Em consequência dessa dieta restrita, muitas pessoas acabam por morrer ou cegar. É o que acontece muitas vezes nas regiões pobres da Ásia, onde grande parte da população se alimenta de arroz de manhã à noite.
Desvantagens:
Os críticos receiam que as pessoas pobres dos países subdesenvolvidos se estejam a tornar demasiado dependentes dos países ricos do mundo ocidental. Geralmente, são as grandes empresas privadas do ocidente que têm meios para desenvolver plantas geneticamente modificadas. Tornando as plantas estéreis, as empresas podem impedir os agricultores de criarem sementes para o ano seguinte, forçando-os a comprar-lhes novo arroz.
Alguns opositores à modificação genética consideram o arroz dourado como um meio de conseguir uma maior aceitação da engenharia genética. Esses opositores receiam que, se isto acontecer, as empresas continuem a desenvolver outras plantas geneticamente modificadas para obtenção de lucros. Desse modo, poderá criar-se uma situação em que as grandes empresas detenham os direitos sobre todas as boas colheitas.

Fonte: bionet

Portugal com mais alimentos geneticamente modificados


Portugal é um dos sete países europeus que aumentou a área de cultivo de produtos geneticamente modificados em 2008, num ano em que as culturas destes alimentos representam cerca de 125 milhões de hectares em todo o mundo, escreve a Lusa. De acordo com o relatório do Serviço Internacional para a Aquisição de Biotecnologia Agrícola (SIABA), estes números representam um aumento de 9,4 por cento. O mesmo relatório afirma que o Egipto, Burkina Faso e Bolívia são os três países que, no ano passado, se iniciaram na cultura de alimentos geneticamente modificados. Vinte e cinco países passaram a recorrer à biotecnologia, sendo que, destes, 15 são países em vias de desenvolvimento. A área cultivada com este tipo de alimentos aumentou 10,7 milhões de hectares no ano passado, sendo os Estados Unidos da América o país que mais desenvolveu estas práticas (62,5 milhoes de hectares). A Argentina tem 21 milhões, o Brasil 15,8, a Índia e o Canadá têm 7,6 hectares cada um e a China conta com 3,8 hectares de área cultivada com alimentos geneticamente modificados.
Como podem andar a investir tanto em algo que ainda nao sabem as consequencias, será que só pensam nos lucros... Espero que isto não traga consequencias para a humanidade... porque se a natureza nos deu os alimentos assim é porque não devem ser modificados. Acho que é bom usar a modificação genetica quando é para o bem, curar doenças, terapia genetica.

Fonte: IOl diário

OMG - organismo geneticamente modificado


Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene bem mais vezes. Isso não quer dizer que ela seja uma bactéria transgénica, mas apenas um OGM, já que não foi necessário inserir material externo. Sempre que você insere um DNA exógeno em um organismo esse passa a ser transgénico. Existe uma grande discórdia relativamente a este assunto, uma vez que os seus efeitos no Homem, nos animais e na terra ainda não são conhecidos a longo prazo. Assim, poderão resultar irreversivelmente na poluição genética da Vida, sem contar com o facto de os alimentos do mundo inteiro se encontrarem nas mãos de algumas multinacionais. A perda da soberania alimentar das populações é, então outro dos graves problemas da proliferação dos OGM.
É seguro consumir alimentos geneticamente modificados?
Actualmente, os alimentos geneticamente modificados têm de ser aprovados pela EU para poderem ser comercializados na Europa. Em 1994 foi lançado o primeiro alimento geneticamente modificados foi um tomate, no mercado norte – americano.
Quais os alimentos que se podem criar por modificação genética?
Colza, milho doce, arroz e tomate são alguns exemplos. O arroz e o tomate ainda não estão aprovados para venda na Europa. Na Europa desde 1998 não são aprovados outras plantas na Europa. Em 2001 a área de cultura era de 52,6 milhões de hectares, o que corresponde á área ocupada por França e Espanha. Esta área inclui culturas de alimentos e de algodão. Os quatro países com 99% são EUA, argentina, Canada, China.
Como saber se um alimento foi geneticamente modificado?
Não é possível saber pelo sabor, nem sentir sem um alimento foi geneticamente modificado. É possível ler nos rótulos das embalagens uma vez que a UE obriga á rotulagem e informação sobre se o alimento ou algum componente foi modificado geneticamente.
É seguro cultivar alimentos geneticamente modificados?
Os cientistas não tem certeza quanto às consequências a longo prazo, uma vez que as culturas geneticamente modificadas existem há relativamente pouco tempo.
fonte: bionet

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Maioria da população desconhece que arritmias cardíacas podem matar

Apenas um em cada 10 portugueses considera as doenças cardiovasculares como a patologia mais grave que existe, o que significa que apenas um décimo tem consciência de que são a primeira causa de morte em Portugal.
As doenças cardiovasculares surgem, no ranking de preocupação nacional, atrás do cancro (54%), do Alzheimer (14.4%) e da Sida (14%). A esmagadora maioria dos portugueses (89%) nem sequer sabe que uma arritmia cardíaca pode ser fatal, não consegue identificar - quando existem - os sintomas (39,3%) e apenas uma ínfima minoria (2,6%) admite estar preocupada com a doença.
As conclusões, divulgadas ontem, resultam de uma sondagem pioneira à população portuguesa residente no continente, na qual foram inquiridos 771 indivíduos com mais de 18 anos. O desconhecimento dos riscos inerentes à doença, demonstrado pela investigação realizada em Dezembro do ano passado, contribui em grande escala para a mortalidade associada ao coração.
"É preocupante saber que os portugueses não têm a percepção da relação entre os problemas de ritmo cardíaco e as suas consequências fatais", afirma Daniel Bonhorst, presidente do Instituto Português de Ritmo Cardíaco (IPRC). A ignorância motivou a campanha inédita "Bate, bate coração", lançada ontem por três organizações : IPRC, Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia e pela Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e CDI's (APPPC).
O estudo revela ainda que apesar de a maioria das pessoas (81,6%) já ter ouvido falar de arritmias cardíacas, 39,5% são incapazes de identificar qualquer um do seus sintomas. E se é verdade que uma dor intensa no peito é a principal motivação para consultar um cardiologista (40,5%), os batimentos cardíacos estranhos surgem apenas em terceiro lugar (17%). Antes disso, surgem os problemas respiratórios (18,3%).
Estes dados demonstram, torna Daniel Bonhorst, "que o público em geral desconhece os riscos das arritmias cardíacas - a principal causa de morte súbita".
Apenas 5,4% dos portugueses relaciona a morte súbita com as arritmias. Quase metade acha que ela deriva do enfarte do miocárdio (45,5%) , do acidente vascular cerebral (23,2%) ou de uma insuficiência cardíaca (11,9%).



O que é uma arritmia?

É uma perturbação dosbatimentos cardíacos e pode ter consequências fatais. Fumar, stress, bebidas alcoólicas, vida sedentária, drogas, toma incorrecta de alguns medicamentos e excesso de cafeína podem causar arritmias. Muitas vezes, as arritmias não têm sintomas.


Quais são os sintomas?

Quando existem sintomas, os sinais de alarme são: palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, respiração irregular, enfraquecimento, falta de ar, dor de peito e ansiedade.


Diagnóstico

O exame mais usual é o electrocardiograma (mais conhecido como: ECG). É simples e mostra com precisão a frequência dos batimentos cardíacos, a sua regularidade ou irregularidade.


Dispositivos cardíacos

Não se vêem nem se sentem. Não restringem a actividade sexual. Não impedem os portadores de viajar e, no caso das mulhers, não inviabilizam a gravidez.






Nos dias de hoje é preocupante o número de pessoas que desconhecem e desvalorizam os problemas de coração, sendo estes uma das principais causas de morte em Portugal. Espero que as pessoas comecem a dar mais importância aos problemas cardíacos porque nós precisamos do coração para viver. Por isso, a melhor forma de prevenir alguns dos problemas cardíacos é ter uma vida saudável e regrada.

Fonte: Jornal de Notícias


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Infarmed recolhe Saugella Poligyn

O Infarmed mandou retirar do mercado nacional todos os lotes de Saugella Poligyn, um produto específico para higiene íntima por utilizar um conservante proibido. Num comunicado publicado no seu site, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alerta para o facto de o produto conter 'Methyldibromo glutaronitrile", um conservante actualmente proibido. Todas as entidades envolvidas no circuito de distribuição e comercialização do referido produto foram notificadas para a 'suspensão imediata da comercialização e recolha do mercado, de todos os lotes'.
O Infarmed adverte ainda todos os consumidores que tenham adquirido ou estejam a utilizar este produto para se absterem da sua utilização.

Uns dos produtos que talvez mais se vendam para higiene íntima, e é isto que acontece… Será possível que não pensem naquilo que fazem?! Fazer produtos que supostamente são para o nosso bem e afinal têm que ser retirados do mercado e proibidos de serem utilizados porque contêm um conservante que faz mal.
Fonte: Correio da manhã

Fumar maconha aumenta o risco de cancro nos testículos


O consumo de maconha aumenta em 70% o risco de um agressivo tumor de testículos, diferente do seminoma, sobretudo em homens que fumam ou que fumaram essa erva de forma regular durante um longo período de tempo. Foi o que afirmou uma equipe de pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center (EUA) na revista científica "Cancer". Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após estudar os casos de 369 doentes de câncer testicular entre 18 e 44 anos e interrogar sobre seus hábitos a 979 indivíduos sãos. Este tipo de cancro, que representa 40% dos casos de tumores de testículos, tem um rápido crescimento e afecta principalmente homens entre 20 e 30 anos. Desde os anos 1950, a incidência dos cancros de testículos dos tipos seminoma e não seminoma aumentou de 3% a 6% na Europa, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. No mesmo período, o consumo de maconha cresceu paralelamente nesses lugares.
Quem disse que a droga faz bem?! Apenas serve para estrargar a vida de quem a consome e dos que o rodeiam. Para quê correr o risco de ter um cancro, ficar sem quem amamos, ficar longe de tudo e todos, estragar a vida por um maldito vício?! Um vício que só traz desgraça no presente e no futuro. Vamos ganhar juízo e consciência e pensar um pouco em nós, nos outros, e no nosso futuro porque a vida não é so o passado e o presente. Porque o passado já passou e o presente acaba de passar, mas o futuro é o que vem.

Fonte: G1 mundo

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Criopreservação


O aumento da confiança dos pais portugueses na criopreservação reflecte, antes de mais, um maior conhecimento do procedimento e das potencialidades terapêuticas das células estaminais.
Apesar de ser um método ainda recente, sabe-se já que o recurso à criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical do bebé pode ser decisivo para enfrentar mais de 60 doenças graves – um número que futuramente deverá aumentar.
As deficiências medulares, as imunodeficiências, leucemias ou linfomas são algumas das situações mais comuns em que a utilização das células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas é já uma alternativa real aos transplantes de medula óssea evitando, em alguns casos, as longas listas de espera em busca de dadores compatíveis.
A Crioestaminal é a empresa pioneira e líder em Portugal em criopreservação das células estaminais do cordão umbilical. O laboratório português, é já líder da Península Ibérica, oferecendo os seus serviços a mais de 25.000 pais. A Crioestaminal é certificada pela qualidade e é ainda o único laboratório em Portugal com transplantes realizados, ou seja o único em que uma amostra das células estaminais criopreservadas já foram utilizadas para ajudar no tratamento de uma criança que sofria de uma imunodeficiência combinada severa e foi transplantada no IPO do Porto.

A criopreservação de células estaminais traz muitas vantagens para o futuro de uma criança a nível terapêutico. A criopreservação é um passo importante na ciência apesar de muitas divergências de opiniões que são contra a criopreservação de células estaminais....

Fonte: Sapo Saúde

Colocação do primeiro pacemaker compatível com a ressonância magnética



A primeira cirurgia em Portugal para a colocação de um pacemaker compatível com a ressonância magnética realizou-se, no dia 29 de Janeiro, no Hospital de Santa Maria.
O dispositivo da Medtronic, empresa mundial em dispositivos médicos, foi desenhado, testado e aprovado para ser utilizado durante a ressonância magnética em condições específicas. Segundo a empresa, representa um marco importante da evolução na história dos dispositivos cardíacos implantáveis.
Segundo o médico João de Sousa, responsável pela primeira implantação deste pacemaker em Portugal, “a cirurgia foi realizada numa doente de 74 anos, com diagnóstico de miocardiopatia hipertrófica e disfunção do nódulo sinusal, com arritmias desde 2007. Foi um procedimento simples, com anestesia local, e demorou cerca de 30 minutos. Esta será a primeira portadora de pacemaker, que poderá ser submetida a ressonância magnética, em Portugal”.
Aproximadamente 2 milhões de europeus são portadores de pacemaker. Em Portugal estima-se que são implantados por ano cerca de 7.000 pacemakers, um dispositivo que permite tratar bradiarritmias (ritmos cardíacos lentos).

Esta é uma boa notícoa para quem sofre de problemas cardíacos que vai permitir uma melhor ajuda, uma vez que o pacemaker é compatível com a ressonância magnética...
Espero que se continuem a desenvolver novos instrumentos eficazes para combater estas doenças que afectam milhões de pessoas em todo o mundo.

Fonte: Sapo Saúde

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Alguns vírus cancerígenos mudam geneticamente para mudar as defesas

Os vírus causadores de alguns cancros modificam o seu material genético para enganar as defesas do organismo, sustenta um estudo espanhol publicado na revista Genome Research.
Estas alterações epigenéticas também podem estar presentes nos vírus como o da sida ou o da gripe, assinala o estudo.
O objectivo da investigação é esclarecer porque é que algumas pessoas portadoras de vírus oncogénicos os eliminam, outras progridem para uma infecção e outros portadores acabam por desenvolver um tumor canceroso, e ainda ver que modificações no genoma estão implicadas neste processo.
Para o estudo fez-se um mapa completo da metilação do ADN, um tipo específico de modificação química do material genético a partir de vários tipos de vírus relacionados com tumores, no que é a primeira análise completa que se faz do epigenoma de um ser vivo completo, como é um vírus.
O estado de metilação de alguns genes pode ser usado como um marcador do desenvolvimento dos tumores e para decifrar as complexas regras que determinam que tipo de genes podem ser metilados (alterados) durante a génese de um tipo de cancro, o que pode ser muito útil para se fazer um diagnóstico precoce.
Ao comparar o metiloma em portadores assintomáticos do vírus, em pacientes com uma infecção activa e em pacientes que estão a desenvolver um cancro, os investigadores viram que nos primeiros não está metilado, que ao desenvolver-se uma infecção começa a metilar, e que ao ter um tumor, o genoma do vírus está muito metilado.
Perante estes resultados, concluíram que a metilação é um mecanismo que usa o vírus para esconder-se do organismo, o que lhe permite perpetuar-se nas células.
O cientista Manel Esteller, coordenador do trabalho, assegurou que a descoberta destas alterações do vírus também é muito importante para encontrar o epigenoma humano, porque a mesma tecnologia que se utilizou com os vírus - a ultrasequenciação e a bioinformática - pode ser usada para o ser humano.

A genética é um mundo que tem muito para descobrir, é a ciência em evolução. E com ela evolui todos os seres vivos, tornando-se mais aptos, e cada vez mais desenvolvidos.
Fonte: Expresso

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Mutação de gene dá longetividade


Almut Nebel, o responsável por esta descoberta, em que afirma que o gene FOXO3A desempenha um papel importante nas populações que atingem idades avançadas. Esse papel foi verificado pela comparação do DNA de 388 centenários alemães com o de pesooas jovens: os idosos registavam mutação no referido gene, tal como verificado num outro estudo já feito em idosos japoneses.

Quem disse que as mutações são prejudicias?! Como verificamos nas aulas de biologia isso nem sempre é verdade, visto que há varios tipos de mutações e até aquelas que são silenciosas. Mas neste caso em que só é visivel quando atingimos uma certa idade, pois permite nos viver mais anos. Conseguir viver mais de um século, é verdade 100anos de vida... Conhecer netos, bisnetos,etc o sonho de qualquer um... O sonho de poder dizer como era quando era o mundo quando se era miúdo. É verdade que é triste se ficarmos dependentes dos outros, mas se tal não acontecer que venham os 100anos de vida para poder saltar, brincar e dançar, viver a vida ao máximo sempre com quem amamos ao lado, com muita felicidade, amor e saúde...


Fonte:Jornal de Notícias

Descoberto elo perdido do cancro




Cientistas de Australia e Singapura anunciaram a descoberta de um elo perdido na maneira como as células se autoprotegem contra o cancro, ao terem descodificado o modo como as células alteram um gene chamado de p53 que pode bloquear o desenvolvimento de tumores. Os investigadores afirmam que esta decoberta tem implicações importantes no tratamento e diagnóstico do cancro.


As células são fantásticas, conseguem se autoproteger de um cancro, simplesmante magnífico. Alteram o gene para que o cancro não se desenvolva... Se calhar estão a dar-nos a resposta para ao que tanto queremos e esperamos.


Fonte: Jornal de Notícias

Girinos podem dar pista sobre o cancro



Investigadores da Universidade de East Anglia afirmam que os girinos podem ser essenciais no desenvolvimento de medicamentos contra o cancro da pele. Os girinos, segundo os cientistas, têm um composto que bloqueia o movimento das células pigmentadas dos girinos. Refira-se que é o movimento incontrolado destas células pigmentadas que causa o cancro na pele tanto nos humanos como nos sapos.

Mais uma descoberta interessante, a descoberta que todos querem encontrar, como evitar do cancro... Mas em quanto não se descobre, o melhor é evitar o que pior faz à nossa pele, evitando estar ao sol nas horas de maior calor e meter sempre o protector solar mesmo que não queiramos ir para a praia ou apanhar banhos de sol.

Fonte: Jornal de Notícias

Poluição na China prejudica bébés


Segundo o jornal China Daily anualmente nascem na China 1.1 milhões de bébés, e 7% de todos os nascimentos nasce com alguma anomalia física. Isto corresponde em que cada 30segundos nasce na China um bébé com malformações físicas. Os responsáveis governamentais do planeamento familiar explica estes números com o aumento da poluição causada pela indústria mineira e química.


Já toda a gente sabe que a China é um país altamente poluente, onde não se vê o sol devido à atmosfera poluida, como todo o mundo verificou no Jogos Olímpicos em Pequim em 2008... Parece que não têm consciência do mal que estão a fazer à geração futura... As crianças estão a padecer pela irresponsabilidade e inconsciência dos adultos. Dos que nascerem, coitados daqueles que não virão a cor do ceú... Vamos lá ter consciência e parar com esta poluição... Porque eles são a coisa mais linda, mais sensível, são o nosso futuro e devemos protege-los


Fonte: Jornal de Notícias

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Enzima faz vírus da gripe controlar célula humana


Quando um vírus infecta uma célula, tem como objectivo produzir cópias de si mesmo para se espalhar. O vírus da gripe toma o controle das células humanas devido a uma região de enzima polimerase viral, que é capaz de roubar um pedaço de RNA celular para se produzir e invadir outras células.
Esta enzima é composta por três sub-unidades e é responsavel pela replicação e transcrição do material génetico do vírus, assumindo o controle da organização celular para que este sintetize as proteínas virais. Consegue isso, pois rouba um pequeno pedaço do RNAm, essa parte roubada esta no começo do RNAm e a função é ordenar á maquinaria da síntese proteica.

Um ser tão pequeno, que nem a olho nú se consegue ver, e consegue ser tão complexo, tão esperto... Simplesmente brilhante a capacidade que estes seres têm...Seres assim nunca conseguiremos alcançar.

Fonte: Vida &Saúde, quarta, 4 de Fevereiro de 2009